Filial Niterói, 80 anos de trabalho

A Filial Niterói viveu em 28 de julho de 2018 momentos inesquecíveis, por ocasião das comemorações do 80º aniversário de inauguração da sua atual sede, com a presença maciça de militantes e assistentes da Casa-Chefe e de inúmeras casas racionalistas cristãs dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

O presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, ofertou aos presentes bela e original aula sobre a vida de Luiz de Mattos, filósofo notável, que aplicou grande parte do seu tempo à leitura e aos estudos filosóficos, antes de fundar, em 1910, em Santos, o Centro Espírita Amor e Caridade, onde lançou as bases do Racionalismo Cristão.

Ao término da palestra, teve início a reunião cívica, sob a presidência de Gilberto Silva, que convidou o presidente da Filial Niterói, Amilcar Muniz Guedes, para externar palavras alusivas à data. Amilcar Guedes fez um retrospecto de sua atuação como presidente da Filial, incentivando a amizade e o amor fraterno entre os companheiros, segredo para o êxito de uma liderança de sucesso.

Logo depois, a presidente da Filial Nova Iguaçu, Srª Terezinha Rodrigues Miranda, colocou a importância dessas reuniões festivas e a sua felicidade de estar na Filial Niterói naquele momento, ouvindo a palestra sobre Luiz de Mattos e percebendo o carinho, o respeito pelo nosso fundador, o exemplo de firmeza e coragem que o nosso presidente Gilberto Silva passa para os responsáveis por casas racionalistas cristãs e para todos os militantes desta filosofia espiritualista, e deu os parabéns a Amilcar Guedes pelo trabalho que realiza como presidente da Casa, pela amizade e pelo acolhimento, que influi na presença dos assistentes aos nossos trabalhos espirituais.

A seguir, a Srª Lucy Gonçalves da Costa, representante do Racionalismo Cristão nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e presidente da Filial São Gonçalo, destacou que “foi por amizade que essa filosofia foi trazida à Terra por Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, que foram grandes amigos”. Disse também que, “para Antonio Cottas, inaugurar uma casa racionalista cristã era uma alegria incomensurável, porque sentia o início de mais uma escola espiritualista ministrando ensinamentos para um viver digno e feliz”.

Disse também que “Gilberto Silva, está orientando como se pratica o Racionalismo Cristão em todas as Casas do Brasil e do exterior”, e mencionou o nome de vários baluartes desta filosofia espiritualista, que foram militantes da Filial Niterói.

Em seguida prestou homenagem à Srª Altir do Amaral Miranda, militante da Casa, agraciada com o Diploma de Membro Honorário do Racionalismo Cristão.

Inicialmente foi lida a carta do Presidente do Racionalismo Cristão, Sr. Gilberto Silva, à Srª Altir, comunicando-lhe tal homenagem, e depois a Srª Denise Gama Portella Guedes, secretária da Filial Niterói, leu um relato preparado pelos filhos da agraciada, o qual provocou risos e muitos aplausos dos presentes. Para, então, ser solenemente entregue por Gilberto Silva o diploma à Srª Altir, com as seguintes palavras: “Dona Altir, é muito pouco, mas é simbólico esse diploma por tudo que a senhora fez e, tenho certeza, fará, e acima de tudo, para todos, o exemplo que a senhora dá, este é o que mais vale, tenha a certeza disso. Receba, portanto, esse diploma com o nosso carinho”. Emocionada e feliz, a Srª Altir agradeceu.

Ao encerrar a cerimônia, Gilberto Silva externou sua alegria em ver a Filial Niterói com tanta gente, elogiou os presidentes de casas racionalistas cristãs pelo trabalho que vêm sendo feito nas respectivas Casas, e chamou-os de “meus representantes”, por personificarem a Presidência do Racionalismo Cristão. Citou o crescimento do Racionalismo Cristão, com muitos jovens aderindo a esta filosofia espiritualista. Anunciou a sua viagem para Cabo Verde e Portugal (já realizada), onde participaria de vários eventos, destacando-se os encontros de jovens, e convidou a todos para o encontro de jovens que acontecerá na Casa-Chefe, no dia 20 de outubro. Falou, também, das mudanças que o Racionalismo Cristão vem sofrendo, e anunciou que outras mudanças virão em breve, “porque nós precisamos crescer, precisamos cumprir com o nosso dever de espiritualizar a humanidade.”

Ao final, o coral da Casa-Chefe apresentou-se no Salão Artur Faria (térreo), com belíssimas e animadas músicas, iniciando com o tradicional Parabéns pra você.  E ao som de Emoções, de Roberto Carlos, foram distribuídas rosas às mulheres presentes à festa.