Filial São João da Madeira festeja 38º aniversário de fundação

“Boa noite, amigos do Racionalismo Cristão. Sejam bem-vindos a mais um evento cívico-espiritualista, de alta relevância para esta cidade de São João da Madeira: a comemoração do 38º aniversário de implantação desta maravilhosa filosofia de vida nesta laboriosa cidade.

Em tempos difíceis e muito perigosos, em consequência da pandemia que nos preocupa a todos, vamos recordar através deste evento maravilhosos momentos que todos por aqui passamos e relevar a dedicação com elevado altruísmo dos militantes que, ao longo de todos estes anos, nunca sucumbiram à tentação de abandonar o trem, este trem “comboio” que lá longe, há 38 anos, deu início a uma grande viagem, parou para deixar entrar novos viajantes e sair outros que se negaram a si mesmos, e continua a grande viagem. As pessoas que nos visitam são o eficaz combustível para alimentar sua força motriz”.

Assim o presidente da Casa aniversariante, Luís Barbosa, saudou os participantes da reunião. Para que pudesse ser realizada a reunião presencial, foram cumpridas na Filial as recomendações de cuidados com a pandemia da Covid 19: uso de máscara facial para militantes e assistentes e distanciamento  entre eles.

Luís Barbosa leu e comentou alguns pensamentos:

O silêncio resultante dos maus tratos é o grito mais clamoroso, sentido e dolorido que qualquer vítima interioriza, a deprime, angustia e traumatiza para muito tempo ou até para o resto da sua vida”.

“As pessoas bondosas geram felicidade, equilíbrio, paz de espírito, contribuindo para fácil aprendizagem”.

“Se seguirmos o caminho da vida, da verdade e da luz compartilharemos extraordinárias experiências, interagindo com muitas pessoas, encurtaremos a longa trajetória evolutiva”.

“Pessoas que se habituaram só a receber, tornam-se irremediavelmente egoístas, materialistas, déspotas e displicentes”.

“Todo o ser humano tenta tudo para ser feliz, porventura sabe o que é a verdadeira felicidade e onde a encontrar”?

“A inveja, o orgulho e o ódio são três ingredientes, juntos, originam o mais mortífero veneno psíquico, capaz de matar vidas”.

As militantes assíduas e dedicadas da Filial São João da Madeira Fernanda Oliveira e Fernanda Cancela foram convidadas a dar testemunho de sua relação com o Racionalismo Cristão.

A Senhora Fernanda Oliveira disse que o Astral Superior e todos os companheiros a ajudaram a superar situações bem difíceis, como o falecimento repentino do marido, e que e sente nesta Casa como se estivesse em família, respeitada, amada e considerada por todos.  Disse ainda que, através do estudo, do raciocínio e da grande vontade de aprender, tudo mudou para melhor na sua vida e dos seus familiares.

Em seguida, a Senhora Fernanda Cancela parabenizou os presentes “por este dia tão maravilhoso para todos nós e para o Racionalismo Cristão. Há 40 anos visitava a Filial Porto e fui muito ajudada pelo grande mestre Antonio Madeira Pina, que, por meio de algumas cartas, me deu muita força espiritual para vencer as dificuldades. E nesta Casa, através de pessoas maravilhosas, fui sempre acompanhada e ajudada a superar tantos obstáculos que se interpunham à minha vida. Agradeço, do fundo da minha alma, todo o apoio e todos os conselhos que nos foram dados, tanto a mim, como ao meu marido, às minhas filhas e netas. Hoje, mais libertos do trabalho que nos obrigava a estar muito tempo afastados, não perdemos a oportunidade de dar a nossa contribuição com maior assiduidade e dedicação. Parabéns pelos 38 anos e ao grande trabalho que tem sido feito nesta maravilhosa filial do Racionalismo Cristão.

Ambas se despediram com um abraço a todos. Luís Barbosa, ao encerrar a reunião, mandou “um abraço do tamanho do mundo, com muito amor cristão.”