No luto, a chance do conhecimento

Meu esposo faleceu há quase três meses com câncer. Com sua morte ficaram vários questionamentos que tento entender e aceitar. Sei que tudo na vida é da vontade do Senhor. Porém, ao afirmar isso, ficam aqui as questões. Sabemos que Deus é amor, compaixão; por que permitiu que meu esposo passasse por tamanho sofrimento, um homem bom, generoso, caridoso, ótimo filho, esposo, pai exemplar, cumpridor com seus deveres. Lutamos contra esse mal, acreditamos na cura pela fé, rogamos todos os dias ao Senhor o milagre da cura. Cadê Deus nessa hora? Deus é amor, cadê o amor dele pelo meu esposo e por mim? Me ajudem, não estou conseguindo superar o luto. Desde a morte dele minha vida é chorar, sinto dores físicas e na alma. Meu esposo seguia a filosofia racionalista cristã.

Resposta: Prezada, somos solidários com a sua dor pelo afastamento de seu marido. Usamos o termo “afastamento”, pois sabemos que o espírito não morre, e muitas vezes fica preso aos acontecimentos terrenos em estado de perturbação, querendo interferir na vida dos seres humanos que alimentam o inconformismo e as lamentações, num estado permanente de tristeza, o que prejudica tanto o ser que partiu, quanto os que aqui permanecem dedicados a dar prosseguimento  à sua evolução, mas que temos a certeza não aconteceu com o seu marido que, como seguidor dos ensinamentos do Racionalismo Cristão, soube elevar seus pensamentos numa irradiação amiga, nos minutos que antecederam o falecimento, sendo conduzido ao seu mundo de estágio.

Por isso, o Racionalismo Cristão, além de recomendar que da pessoa que nos deixou lembremos somente os momentos de alegria, incentiva a prática da limpeza psíquica, metodologia que proporciona ao espírito retornar ao seu mundo de estágio, e ao ser que ficou, adquirir fortalecimento para transformar a sua dor em conformação, por ter a convicção de que seu ente querido só perdeu o corpo físico que muito o ajudou em sua trajetória evolutiva; e que, embora com sofrimentos naturais do planeta Terra, atingiu seu objetivo evolutivo.

Procura, também, orientar sobre aquilo que somos, ou seja: espíritos em processo evolutivo, sujeitos a múltiplas existências físicas, em um planeta que é uma escola, para desenvolver vários atributos espirituais, como a inteligência, o raciocínio, a lógica, a vontade, o domínio próprio, a coragem e muitos outros; e, submetidos a leis evolutivas como as de causa e efeito e atração, esta última, vinculada às vibrações dos nossos pensamentos.

O pensamento exerce força atrativa tanto para o bem quanto para o mal. Para o bem quando se associa à utilização dos atributos espirituais acima citados:  da inteligência, da vontade e do domínio próprio, que contribuem para evitar sofrimentos desnecessários na existência atual e nas vindouras.

Por tudo que aqui foi exposto, sugerimos a você inteirar-se desses ensinamentos, que estão contidos nos livros Racionalismo Cristão, 45ª edição, e A vida fora da matéria, 24ª edição, livros essenciais da filosofia que seu marido seguia. Transmitimos a você alguns trechos extraídos do primeiro livro citado, para a sua reflexão, já que você começa a questionar exercendo o seu poder de raciocínio sobre aquilo que, de alguma forma, procuraram fazer você acreditar. Seu marido nunca procurou contestar, em respeito ao seu livre-arbítrio, mas que agora, se alvos de reflexão, poderão em muito amenizar a sua dor.

Além dos ensinamentos importantes contidos nesse livro e no livro A vida fora da matéria, 24ª edição, esta filosofia espiritualista recomenda também a prática diária da limpeza psíquica, que são vibrações de pensamentos direcionados às Forças Superiores – espíritos que não mais precisam de um corpo físico, pois já venceram todas as etapas da evolução terrena – sem nenhuma conotação de pedido ou súplica, mas com a finalidade de encontrar em você a paz e a força de que necessita para prosseguir com coragem o seu caminho evolutivo, sem mortificações ou revoltas pelo afastamento de seu marido.

A forma de praticá-la no lar está explicada no site: htttp://racionalismocristao.org/pt/atividades/limpezapsiquica/. Outra maneira de adquirir esses conhecimentos e participar desta mesma limpeza psíquica coletivamente é através das reuniões públicas realizadas nas casas racionalistas cristãs.

Como no momento as reuniões presenciais do Racionalismo Cristão estão suspensas, a sede mundial do Racionalismo Cristão decidiu que muitas filiais podem fazer reuniões a distância, via internet. Para participar dessas reuniões sugerimos que envie um WhatsApp para +55 21 99722 7845, a fim de receber um convite para participar da reunião mais próxima de sua região geográfica.

Existe também a opção de assistir pelo YouTube no computador, no tablet, ou celular a uma reunião a distância, com o presidente Gilberto Silva, às terças e quintas-feiras, às 16 horas, com respostas a reflexos selecionados nas reuniões presenciais da Sede Mundial; e às 20 horas, em forma de Conversa com o Presidente, abordando temas sugeridos pelos assistentes, através do site http://youtube.com/c/racionalismocristao.