Gratidão, qualidade do espírito que proporciona valorização do caráter

“A gratidão é mais uma qualidade do espírito que merece toda nossa atenção, porque está ao lado daquelas que nos proporcionam o engrandecimento do caráter: moderação, ponderação, justiça e valor, além de boas energias e vibrações”, afirmou o dirigente-geral da Filial Sorocaba (SP), Hélio Aparecido Silvério, na reunião cívico-espiritualista realizada em 9 de agosto de 2023, em comemoração dos 85 anos da Casa, que teve como destaque a inauguração do mural de fotos de todos os presidentes que por ela passaram.

O dirigente geral na Filial aniversariante destacou que o sentimento de gratidão é um dos mais elevados valores da alma e um dos mais belos sentimentos que podemos exercer. “Devemos ser gratos à vida, às conquistas, ao alimento e inclusive às derrotas, porque, ao ser grato, exercemos a paz interior e irradiamos energias boas que atraem mais energias positivas, além de ser um ato espiritual que revela nobreza”.

Disse ainda que “a nobreza deste sentimento há que se notar mesmo em circunstâncias em que os deveres da vida material, por necessidade de sobrevivência, sobrepõem-se aos atos de afeto e suavidade, pois sempre haverá espaço para se cultivarem os valores da alma e as conquistas do espírito”.

Nas relações familiares, por exemplo, acrescentou, “verifica-se a gratidão quando os filhos se enternecem e se sensibilizam pelo esforço contínuo dos pais para lhes dar o melhor de si pela sua educação. Quando descobrem e reconhecem a real necessidade do engrandecimento pessoal em prol de si mesmo e da coletividade e creditam esse mérito, em grande parte, aos pais.”

Prosseguindo: “Voltando a falar em boas energias e vibrações, imaginem vocês, nestes 85 anos, quantas pessoas passaram por esta Casa? Quantas se esclareceram à luz desses ensinamentos? Claro que muitos também não entenderam ou não foram persistentes em estudar e aprender sobre a importância da espiritualidade, dos transcendentes, das leis evolutivas, das leis das múltiplas existências em nossas vidas. Alguns, por motivos que não cabem questionamentos, se foram, muitos aqui permaneceram e outros gostaram tanto que bravamente decidiram trabalhar por esta grande causa. Quantos grandes amigos nos deixaram aqui neste plano físico e, livres da matéria, seguiram para seus planos, onde muitos deles trabalham para ajudar a todos nós e a humanidade!”

“Não posso deixar de lembrar também aqueles que ao longo desses 85 anos foram fundamentais para que hoje estivéssemos aqui. Abnegados companheiros que contribuíram de forma ímpar para que este momento acontecesse. Dividi esse tempo em três etapas:

Primeira etapa: desde sua fundação, em 9/8/1938, até o ano de 1979 tivemos como presidente José Avelino de Paiva (presidente era termo utilizado até um passado bem recente; hoje denominamos dirigente). Na sequência, de 1979 a 1999, tivemos à frente da presidência Pedro José Fidêncio.

Segunda etapa: de 1999 a 2005 – nesse período tivemos à frente desta Casa Vanderlei Carrasco Rodrigues, aqui presente. Essa etapa envolveu a construção desta nova sede e nela tivemos a participação de muitos colaboradores, e representando todos aqueles que foram fundamentais na construção deste prédio cito o militante Donizetti Proença Rodrigues, também aqui presente. Dando continuidade, de 2005 a 2018, assumiu José Nanni Neto, também aqui presente. De maio de 2018 a maio de 2021 esteve à frente da nossa Casa Nivaldo Mora de Oliveira, que lamentavelmente nos deixou no auge da pandemia covid.

Terceira etapa: a minha gestão, assumida num momento muito difícil de pandemia e de muitas incertezas, inclusive sobre o nosso próprio destino, porém o que me fez seguir foi a convicção de que poderia contribuir mais ainda com esta Casa.”

Hélio Aparecido Silvério agradeceu a presença dos amigos, assistentes e militantes, em especial “os queridos amigos da filial de Tatuí”, e citou nomes de algumas pessoas com quem trabalhou e conviveu por longos anos, entre elas Maria, Terezinha, Nelson, Escobar, Anézia e Nivaldo.

Colaboração de Cristiane G. S. Zorzetti, militante da Filial Sorocaba.