Homenagem a um abnegado do RC

Reunião cívico-espiritualista realizada em 21 de setembro de 2019 na Filial Itaperuna, Estado do Rio de Janeiro, para homenagear o trabalho e a dedicação do Dr. Aírton José do Carmo, que durante 24 anos presidiu duas casas racionalistas cristãs: de Itaperuna e Muriaé. Em Itaperuna, o substituiu José de Freitas Neres, militante antigo que tudo está fazendo para que o trabalho espiritual continue sendo realizado, com a disciplina deixada pelo mestre Luiz de Mattos. Na reunião foram festejados também os 85 anos da implantação do Racionalismo Cristão em Itaperuna, o que ocorreu em 2 de março de 2019.

Foi um magnífico encontro de dez casas racionalistas cristãs, numa manhã de sábado, todos os presentes imbuídos em divulgar a filosofia racionalista cristã, transmitindo companheirismo, amizade, fraternidade e muita vontade em continuar realizando os princípios deixados pelos mestres Luiz de Mattos, Antonio Cottas e Humberto Rodrigues.

Na parte cívica, discursaram Aírton José do Carmo, José de Freitas Neres e a representante da Casa Chefe, Lucy Gonçalves da Costa. Muito emocionado, Aírton José do Carmo mostrou os benefícios que o Racionalismo Cristão oferece à humanidade, tendo como base a conduta, o respeito pelo livre-arbítrio dos semelhantes e a realização das reuniões de limpeza psíquica, que proporciona ao planeta Terra ambiente melhor.

José de Freitas Neres enalteceu a atuação de Aírton durante esses 24 anos, dirigindo duas Casas distantes uma da outra, e fez referências à fundação da Filial Itaperuna.

A Sra. Lucy agradeceu a presença de todos e sugeriu que continuem unidos para que, juntos, possam divulgar os princípios da filosofia racionalista cristã.

“Mantenham, amigos, o ânimo e a certeza que estão no caminho certo”, disse, e acrescentou: “O que hoje estão fazendo irá servir para várias e várias gerações, para encontrarem um mundo mais fraterno onde irão reinar a igualdade, a justiça e o bem-querer.”

Disse ainda: “Todas as filiais têm sua história registrada através dos tempos; esta Filial também conta com a sua história. Esta Casa iniciou o esclarecimento espiritualista em 2 de março de 1934, sob a presidência de Arnaud Gomes de Araújo, dando oportunidade aos moradores desta cidade de saber de onde vieram, para que estavam neste mundo e como viver para adquirir com maior conhecimento a evolução.”

Lembrou a Sra. Lucy que “Arnaud Gomes de Araujo deu a sua colaboração até 4 de janeiro de 1942, quando passou a presidência a Cyro Alves de Brito, que aqui ficou até a década de 1980. Em 1983, por determinação da Casa-Chefe, aqui chegou este amigo, companheiro de todos, leal, que é conhecido e bem quisto no meio racionalista cristão. Mesmo sendo presidente da Filial Muriaé, não hesitou em oferecer a sua cooperação a esta casa durante 24 anos, esclarecendo a todos que necessitavam de sua palavra amiga e confortadora. Este é o nosso amigo Dr. Aírton Jose do Carmo. Por motivo alheio a sua vontade, passou a presidência desta Filial ao nosso amigo, que há muito tempo colaborava com o funcionamento desta Casa, Sr. José Neres.”

A Sra. Lucy mencionou os nomes dos presidentes das filiais que compareceram ao evento: Aírton José do Carmo, Muriaé (MG); Albertino Filho, Conselheiro Lafaiete (MG), José Roberto, Miracema (RJ); Antonio Carlos, Cachoeiro de Itapemirim (ES), Jomar Benedito; Cantagalo (RJ); Elzir Pereira Dias; Trajano de Morais (RJ) e José Neres. A Filial Leopoldina (MG) foi representada por militantes.