Tripla comemoração na Filial Marília

Reunião solene cívico-espiritualista realizada em 8 de setembro, com a presença do presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, marcou a comemoração dos 79 anos de fundação, nova sede própria e ascensão da Filial Marília do Racionalismo Cristão.

Representantes de filiais e correspondentes de toda a região estiveram presentes para acompanhar a reinauguração do rebaixamento do estrado, agora ao nível do salão e várias outras benfeitorias.

Abrindo a reunião cívica, Gilberto Silva convidou o dirigente geral da casa aniversariante, Nelson Ferreira da Costa Filho, para falar aos presentes, e ele externou sua satisfação pela data festiva, agradecendo primeiramente a presença de todos. Disse que a reforma da Filial lhe deu mais uma vez a satisfação de verificar as pegadas de qualidade de seu fundador, José Ferreira da Costa, “na construção desse prédio, que é um monumento à liberdade como toda casa racionalista cristã. Esses detalhes nos remetem à lembrança de que estamos sempre apoiados em ombros de gigantes como o fundador e meu avô, José Ferreira da Costa, hoje presidente astral do filiado, a quem somos todos eternamente gratos.”

Conhecimento científico. O presidente Gilberto Silva chamou o “professor”, como se referiu a Francisco Branco, dirigente geral da Filial São José do Rio Preto, que representou os demais dirigentes gerais presentes. Ele destacou a alegria em estar mais uma vez em Marília e discorreu sobre ciência, citando as vibrações que emitimos e suas consequências. Citou Cleve Backster, o maior especialista americano em detecção de mentiras através do polígrafo, que testou os sentimentos de uma planta que identificava quando alguém tinha a intenção de maltratá-la e que ficou conhecido como efeito Backster. Com isso ele fez ver a todos a importância dos pensamentos que vibramos constantemente, e mais: que a ciência, através de experimentos, começa a chegar mais perto dos ensinamentos que, desde 1910, o Racionalismo Cristão divulga.

Foi convidada ainda a discursar, representando a força da mulher, a dirigente geral do Correspondente Assis, Cristina Dias, que lembrou a todos “a importância dos encontros regionais que fazemos mensalmente e que têm unido todo o grupo, ajudando no desenvolvimento regional do Racionalismo Cristão”. Destacou a importância da figura dos baluartes da Filial Marília, como José Ferreira da Costa e José Ferreira da Costa Junior, o primeiro, o fundador, o segundo, o continuador, até Nelson assumir. “Muito bom estar aqui hoje, ainda mais com a importante presença do nosso presidente Gilberto Silva. Muito obrigada!”

Velhos tempos. Fechando a solenidade, Gilberto Silva externou a satisfação pelas reformas efetuadas “que ficaram excelentes”, parabenizando a todos. ”Lembro-me que quando criança meus pais aqui me traziam para assistir às reuniões, morávamos em Ourinhos”. E, brincando, disse, “que vinham à grande Ourinhos para as reuniões em Marília. Por isso tenho um elo forte com esta filial.”

Lembrou também, emocionado, da figura de Humberto Romanelli, “grande professor que foi para mim”, em suas palavras, e que quando o viu doutrinar pensou: “um dia vou estar no lugar dele.”

Agradeceu mais uma vez a todos pela presença e convidando na sequência para as palestras Decência, por Jorge Fares, dirigente geral da Filial Santos, a Casa-Berço, como é carinhosamente chamada, e para a sua palestra: Justiça.

Encerrada a programação dos eventos comemorativos, os participantes foram convidados para o almoço no salão de festas do Ed. Atlanta, anexo à Filial.