Idolatria no caminho da espiritualidade

Seguindo, como sempre, as elucidações do dicionário, buscamos mostrar com mais realidade as orientações para nos tornamos espiritualistas de qualidades reais e bem praticadas.

Vamos às características físicas do significado de idolatria.

Significado de idolatria no grego: A palavra idolatria herda dos radicais gregos eidolon+latreia, em que eidolar seria mais bem traduzido por corpo e latreia significando “adoração”.

Nesse sentido representaria mais uma adoração às aparências corporais do que de imagens simplesmente. Como também favores de pessoas que já faleceram.

Essa tradução de idolatria no grego nos remete às várias filosofias existentes que idolatram com tanto exagero figuras como os santos e mesmo Jesus, que na sua intenção e grau de espiritualidade entende como seres divinos e acrescidos de imagens divinas que trarão os milagres para que seus pecados sejam perdoados, ou mesmo lavados, como a história nos mostra através dos cultos existentes, o perdão de seus pecados. Por isso idolatram na ilusão de serem reconhecidos aos céus por sua verdadeira devoção, adoração e idolatria.

Temos também, segundo o dicionário on-line de Português:

Ação de cultuar ídolos;

(Figurado) Excesso de amor; admiração demostrada de maneira exagerada.

Nessa definição podemos observar a idolatria por imagens virtuais daqueles que trabalham nas mídias, como atores e atrizes e muitos políticos que ora fazem o seu papel.

Vamos agora trazer todo esse processo para as realidades espirituais, essas que estamos trabalhando sob os grandes ensinamentos prodigalizados e defendidos pelo Racionalismo Cristão.

No Livro A Felicidade existe (p. 83, 14° Ed, 2013), Luiz de Souza detalha na seguinte frase:  “Uma das características do espiritualista é a ausência do fanatismo”, que, baseado no pensamento lógico e racional, acrescentamos que a segunda característica basilar do espiritualista é a ausência da idolatria, pois, uma vez consciente busca seu crescimento através do esforço próprio. Por isso devemos ter o comedimento de equilibrar nossas atitudes, buscar o respeito àqueles que já alcançaram um nível superior na sua espiritualidade, e portanto seguindo o exemplo na refletida apreciação da conduta, esse é o dever do ser esclarecido. A idolatria constrange o espírito dos humildes e infla o ego daqueles que estão ainda com suas essências um pouco menos trabalhadas. Assim, com o seu ego ainda sob os holofotes da vaidade, sucumbe aos chamados da matéria.

Por tudo aqui relatado, é de grande importância que o trabalho dentro de si mesmo seja sua meta, tudo é observado, tudo é matéria de avaliação para o crescimento individual de cada emanação da Inteligência Universal.

Na equipe de colaboradores do Racionalismo Cristão, como um conglomerado social de grande valor, podemos extrair tudo que precisamos para o trabalho de lapidação espiritual segundo a equação prática e lógica para entendermos: observação+leitura+assiduidade+força de vontade + respeito-idolatria=aumento da essência em caráter evolucionista, caminhando para a humildade.