Importância da família

Ao contemplarmos a história da humanidade constatamos notável progresso material decorrente do desenvolvimento das diversas áreas do conhecimento humano, como o das artes cênicas e musicais, das ciências sociais e humanas, da tecnologia da informação, bem assim dos significativos avanços da Medicina, que propiciam melhores condições de vida e maior longevidade às pessoas, ainda que se observem muitas desavenças entre elas.

O grande avanço material até agora conseguido resulta do progressivo desenvolvimento espiritual da humanidade. Espíritos de elevado nível de evolução encarnam neste planeta de forma ordenada e sistemática. A imensa capacidade de concepção que já possuem e as intuições que recebem dos campos astrais superiores proporcionam as melhorias materiais a que nos referimos.
Ainda que a humanidade tenha muito que percorrer em termos de evolução espiritual, todo progresso material hoje observado na Terra é consequência da manipulação de matéria densa pelos espíritos que transitam no planeta, inclusive a do corpo humano no qual encarnam e a que dão vida através do corpo fluídico, a fim de aprimorar seus atributos e suas faculdades e evitar os erros cometidos em existências passadas.

É fato que a verdadeira vida é a espiritual. Logo, a chamada e efêmera vida material deve ser conduzida com pensamento bem vibrado, adequado uso do livre-arbítrio e emprego correto dos atributos espirituais. Todos têm deveres a cumprir, trabalhos a realizar, mas sem jamais esquecer que o lado material do viver terreno é o meio de que dispõe o espírito para evoluir neste planeta.

O núcleo familiar é onde tudo principia, pois é nele que os espíritos encarnam. Então, todos os esforços devem ser feitos para manter a união, o diálogo e o respeito entre seus componentes. Os filhos devem ser educados pelos pais à luz da espiritualidade e dos bons exemplos desde cedo. Os acontecimentos, pequenos que sejam no próprio lar, na escola ou no convívio com os coleguinhas, devem ser aproveitados pelos pais na educação dos filhos, ministrando-lhes lições úteis, que as crianças e os jovens irão utilizar quando forem adultos.

Os filhos não necessitam estar o tempo todo ao lado dos pais, para que lhes satisfaçam a vontade sem limites. Eles precisam de pais que lhes ensinem a ser educados, amáveis e tolerantes. Noções de honradez, honestidade, coragem e justiça muito facilitarão suas vidas no futuro.

Esclareçam-se espiritualmente: disciplinem o viver, eduquem os pensamentos, dominem as emoções, apliquem a força de vontade para resistir aos vícios e aos desejos intemperados. Utilizem a faculdade do livre-arbítrio sempre voltada para a prática do bem, pois se a dirigirem para o mal irão prejudicar a si próprios. Reservem alguns minutos do dia para autorrefletirem sobre suas vidas, preferencialmente antes da limpeza psíquica no lar. Ao olharem para dentro de si mesmos, verifiquem como reagem diante dos problemas e das situações que enfrentam, mesmo que sejam coisas simples. Observem o convívio bom ou mau resultante das relações humanas, avaliem as experiências e lições de vida que o planeta-escola Terra oferece, pois tudo que acontece às pessoas tem sua razão de ser, nada lhes acontece por acaso.

O esclarecimento é muito útil aos seres humanos na luta pela vida. Façam a limpeza psíquica em seus lares nos horários recomendados, uma prática que beneficia a todos, inclusive crianças, para que tenham o viver mais ameno, com saúde, paz e prosperidade, os componentes da felicidade que é possível conquistar neste mundo de escolaridade, aproveitando bem a encarnação do espírito. Ao chegarem aos seus mundos de estágio irão avaliar o nível espiritual em que estão: o que fizeram de positivo e o que necessitam refazer em novas encarnações, se for o caso.