Jovem, desafios do mercado de trabalho

Este ano, escolhemos como tema, para todas os encontros de jovens racionalistas cristãos, que estão sendo realizados em várias partes do mundo, esse instigante e atual tema que aborda os desafios àqueles que estão chegando ao cada vez mais competitivo mercado de trabalho. Em abril, falamos para os jovens no Encontro de Tatuí (SP); depois foi a vez de falarmos aos jovens de Providence, Estados Unidos; em junho, estivemos com os jovens de Portugal, em Lisboa, depois houve o Encontro de jovens de Cabo Verde, na Ilha do Sal, quando fomos representados por José Nanni Neto, dirigente geral da Filial Tatuí; no mês passado, o Encontro foi na capital paulista e em outubro o Encontro dos jovens será na Sede Mundial do Racionalismo Cristão, no Rio de Janeiro.

Em todos os locais a que comparecemos, comentamos estarmos percebendo que ainda há, por parte da sociedade, poucas abordagens de cunho espiritual sobre a questão dos desafios do mercado de trabalho, principalmente para os jovens, apesar da importância dele. Notamos, ainda, que há pouco interesse da comunidade acadêmica em relação à espiritualidade, com raríssimas exceções, e certo desconhecimento do público em geral sobre aspectos transcendentes da vida. O resultado disso? Uma sociedade cada vez mais individualista, que não dá valor a si mesma e a sua missão.

Com a nossa palavra, queremos levar maior consciência espiritual aos jovens que buscam entrar no mercado de trabalho, aos que já estão trabalhando e àqueles que ainda não vislumbraram sua verdadeira vocação profissional. Essa consciência certamente vai representar um grande diferencial em suas experiências corporativas e individuais. Quanto mais ética e moral houver na vida do jovem, maior equilíbrio emocional ele terá. No entanto, se a mente dele está vazia de projetos construtivos e ideais nobres, maior é a chance de se ver vítima de pensamentos prejudiciais e autossabotadores.

É claro que a formação técnica e acadêmica muito contribui para o sucesso profissional. Não negamos isso. Afinal, defendemos educação de qualidade para todos. O mundo em que vivemos está cada vez mais tomado pela tecnologia, por produtos e serviços modernos, desde os mais simples aparelhos eletrônicos aos mais sofisticados softwares, desde os serviços mais indispensáveis aos mais personalizados. Por isso, não podemos deixar de incentivar o estudo e a busca constante pela excelência.

Agora, isso não quer dizer que podemos deixar de lado os conhecimentos e informações de cunho espiritual. Sem eles, a vida do indivíduo pode até ser bem-sucedida do ponto de vista material, mas será sem dúvida ruim do ponto de vista ético, moral e humano.  Os jovens se encantam com as novidades da vida adulta. Isto é absolutamente normal e até esperado. Agora, se não há conexão com a espiritualidade, fica mais difícil se esforçar para fazer um trabalho bem feito, para aprimorar a criatividade, para não perder o entusiasmo.

Uma dessas novidades é a entrada no mercado de trabalho. Esse é um momento único na vida dos jovens, pois representa uma oportunidade de autorrealização e autoafirmação. Porém, eles não podem esquecer-se da importância de manter a mente aberta a pontos de vista diferentes e até contraditórios. Quanto mais receptivos estiverem, melhor será sua autopercepção. E isso vale para todos, mas principalmente para os jovens. Assim, estarão em melhores condições para desenvolver a sensibilidade e muitos outros atributos importantes, como por exemplo a inteligência e a concepção.

Vivemos em um mundo extremamente competitivo. Os jovens precisam estar sempre antenados, sempre aprendendo com rapidez. Todos estão diante de um excesso de informações. É um desafio absorvê-las da maneira correta. O que pode ajudá-los neste sentido? Certamente o campo da espiritualidade: disciplina, autocontrole, capricho, honestidade, serenidade, força do pensamento, organização e relacionamentos saudáveis são a chave para uma vida profissional de sucesso.

Seguindo esses valores espirituais, todos podem subir na carreira de maneira limpa e honesta, sem “pisar” a cabeça de ninguém para subir na carreira, sem se deixar levar por um sentimento de “vitimização” ou transferindo aos outros a responsabilidade pelo próprio insucesso. Quer dizer, logo se percebe que é possível assumir as rédeas da própria vida. Agir de acordo com esses princípios inevitavelmente traz maior paz de espírito e equilíbrio emocional.

A moral relativa e a busca incessante pelo prazer não são a real finalidade de nossas vidas, muito menos a dos jovens. Seguir os valores espiritualistas do Racionalismo Cristão ajuda a superar os desafios do presente, principalmente aqueles mais decisivos.  Viver os princípios espirituais no dia a dia é um caminho seguro para entender melhor a realidade, a causa dos fenômenos, o porquê das coisas. Neste sentido, é muito importante o autoconhecimento, isto é, uma autoanálise mirando sempre mudanças positivas.

Concitamos os jovens a refletirem que a espiritualidade não é um conjunto de conhecimentos abstratos. É, isto sim, uma força viva, inesgotável, que exige engajamento em projetos, mobilização e, acima de tudo, empenho na construção de uma sociedade melhor para todos. O jovem deve ser o protagonista de seu futuro.

Todos que estão ingressando no mercado de trabalho precisam fortalecer-se mental e espiritualmente. É preciso se estruturar intelectualmente, sem cair em preconceitos tolos e em uma visão muito limitada da realidade. Isto só é possível por meio da vivência de valores espirituais, os quais dão a força e clareza necessárias para se seguir em frente. Os pais certamente têm papel fundamental nesse contexto. Cabe a eles incentivar nos jovens o diálogo e maior abertura à espiritualidade. Nós, do Racionalismo Cristão, sempre estaremos ao lado das famílias e dos jovens, apoiando a todos com nossa palavra amiga e irradiação de amor e fraternidade.

Boa Leitura!