Lei de causa e efeito rege todos os acontecimentos

Preciso de um conselho amigo, devido à situação que estou vivendo. Minha mãe foi diagnosticada com um câncer, e agora sabemos ser bem grave. Estou como se não fosse minha vida, não consigo acreditar, não consigo chorar. Fui aconselhada a querer fortemente que ela seja beneficiada com os eflúvios do Astral Superior, mas estou tendo muita dificuldade com meus pensamentos Não consigo alteá-los, acabo pensando mal. Estou desolada porque não consigo imaginar sofrimento na vida da minha mãe, por mais que saiba que o sofrimento ajuda no desenvolvimento espiritual.

Gostaria de saber como é o pensar alto? É pensar em um espírito do Astral Superior, em uma luz? Minha concentração me trai a todo momento e não consigo me fixar nas palavras. A limpeza psíquica, se for feita em outros horários, tem valia? Eu sempre faço quando meu filho vai dormir, geralmente não consigo nos horários certos.

Por falar em meu filho, além de todo esse sofrimento, estou tento muitas dificuldades com ele, que não me obedece, quando contrariado bate portas, ou quer me bater. Preciso segurá-lo com vigor para que ele não me bata ou se machuque. Fica insistindo, falando que quer me bater. Às vezes com outras pessoas também. Já perdi a paciência com ele algumas vezes, mas não sou uma mãe que bate. Acho que não sou enérgica o suficiente. Está bem difícil e ele só tem três anos. Sinto que estou errando muito.

Ontem consegui comparecer a uma reunião pública e na orientação final senti que foi para mim, pelo menos caiu como uma luva, falando sobre a criação das crianças, em como devemos educá-las. Meu filho está com muitas vontades, e agora percebo isso, pois quando quer algo insiste muito, até nos cansar de tanto que chora. Peço desculpas se eu estive sendo cansativa, porque realmente estou tendo muita dificuldade de assimilar tudo, pois minha cabeça não para um minuto. Agradeço por tudo.

Resposta: Prezada, é natural o seu estado inicial de choque diante de um acontecimento que não era esperado e que vem afetar justamente sua mãe. Mas passado o momento inicial de choque, refletimos que devemos reagir, conforme ensina o Racionalismo Cristão, e encarar todos os acontecimentos como consequência da lei evolutiva de causa e efeito. Esse enfrentamento faz parte do nosso processo evolutivo. Não estamos dizendo que é fácil para todas as pessoas, pois cada uma tem determinado grau de sensibilidade.

Nossa filosofia espiritualista ensina que essa luta contra si própria para encarar com coragem a adversidade e estabelecer uma situação de equilíbrio, de resignação por entender que o espírito não morre e que o enfrentamento dos obstáculos com coragem fortalece o espírito e nos impulsiona rumo a ambientes mais diáfanos, onde a compreensão seja maior. Também não é uma situação adquirida de uma hora para outra. É necessário paciência, esforço, perseverança e estudo.

Quanto à concentração durante a limpeza psíquica, a fixação nas palavras das irradiações é o essencial, sem precisar mentalizar espíritos ou formas, mas apenas reafirmar os seus propósitos de aperfeiçoamento, fortalecimento e prática do bem. Propósitos bem direcionados promovem a obtenção de boas intuições e bons fluidos, sem que isto constitua proteção, mas sim fortalecimento.

Quanto aos horários da limpeza psíquica você pode determinar o que melhor se adapte à sua possibilidade, mas é preciso mantê-lo constante como forma de disciplina.

Com respeito à educação de seu filho, sugerimos, para que obtenha boas intuições em seus propósitos educativos – que leia o capítulo Família e educação de filhos, do Livro Racionalismo Cristão, 45ª edição, e os livros de Maria Cottas e Olga Brandão, valorosas orientadoras educacionais.

Continue a comparecer às reuniões de limpeza psíquica e esclarecimento espiritual, pois sempre ouvirá boas orientações sobre a forma de cuidar de seu filho. Havendo possibilidade leve-o também, pois embora criança alguns ensinamentos vão sendo fixados em sua mente pela recepção de bons fluidos.