Leitura de fevereiro de 2016

Não espere milagre em sua vida

Antonio Cottas
Consolidador do Racionalismo Cristão

O ser humano deve aprender a olhar para dentro de si mesmo, a fim de descobrir o que precisa eliminar do âmago, de modo a não mais ter sentimentos negativos em razão de maus pensamentos.

As pessoas em geral estão muito arraigadas a proteções divinas, porque lhes falta autoconfiança. Essa dependência enfraquece o espírito, fazendo com que estejam sempre rodeadas por angústias, irritações, desânimo, ansiedade e outros sentimentos que conduzem ao desequilíbrio psíquico. Presas a esse estado depressivo, não compreendem que precisam raciocinar sobre a vida que levam.

Quantos seres têm vida pessoal e familiar tranquila e equilibrada! Infelizmente, são motivo de inveja por parte dos que não confiam em si mesmos, presos aos sentimentos negativos que não os deixam raciocinar. As pessoas que desconhecem a vida fora da matéria física vivem a arranjar problemas para elas próprias, envolvendo-se com fatos que acarretam mal-estar. Muitas se prendem a leituras não recomendadas, como são os noticiários sensacionalistas, por exemplo. São impelidas para esse tipo de informação pelos sentimentos negativos que trazem na alma, mas não aguentam suas consequências. Por isso sofrem, porque não sabem livrar-se dos maus sentimentos a que estão apegadas. Da mesma forma, julgam que algo milagroso vai acontecer em suas vidas ao iniciar um novo ano: rogam por uma vida melhor, com muitos amigos, muito progresso material, muita saúde física e tranquilidade financeira. Não percebem que tudo isso pode ser alcançado sem pedidos ou promessas no exato instante em que mudam o modo de pensar e agir, ao se voltarem para a espiritualidade que o Racionalismo Cristão defende, divulga e pratica.

Habituem-se a receber mensagens e notícias positivas, que mereçam atenção e tragam bem-estar. Desliguem-se do que traz sofrimento, aprendendo a pensar e a confiar em si mesmos. Vão sentir no dia a dia as mudanças que tanto desejam para si e para os familiares. Pessoas de índole negativa contaminam as que estão ao redor com seu negativismo, seu mau humor, sua insensatez no modo de encarar a vida.

É tempo de despertar! As pessoas que comparecem às reuniões públicas das casas racionalistas cristãs passam a ter certeza de que é preciso despertar para a espiritualidade através do estudo, pondo sobretudo em prática o que ouvem e aprendem, para que possam de fato ter acesso a tudo que pretendem em suas vidas.


Despertem para a espiritualidade

Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão

O gênero humano, em sua trajetória espiritual evolutiva na Terra, passa por abalos, reveses e sofrimentos, que deve encarar com naturalidade. Podemos citar inúmeros infortúnios, como falecimento de entes queridos, dissolução de lares em decorrência de desentendimentos e incompreensões do casal, ou penúrias e limitações físicas, que muitas vezes dificultam o transitar terreno. Tudo decorre das leis evolutivas que regem o Todo Universal, como a lei de causa e efeito. Diremos que, de certa forma, o espírito, antes de encarnar, planeja em seu mundo de estágio as agruras que vai enfrentar neste mundo de escolaridade.

O espírito tem grande anseio evolutivo quando encarna. Anseia por superar suas imperfeições, por resgatar suas faltas. Mas os desafios por que vai passar, e terá de superar, não são uma escolha unilateral. A Inteligência Universal controla todos os fenômenos ligados à lei das reencarnações, auxiliando as parcelas encarnadas do Princípio Inteligente em sua trajetória evolutiva no planeta. Por isso, dizemos a todo momento que nenhuma carga maior do que o espírito pode suportar lhe é imposta pelas leis evolutivas. Claro que os abalos morais e físicos podem ser minorados ou agravados conforme o uso que se faça do livre-arbítrio.

Então, é preciso encarar os obstáculos da vida com valor e coragem. Jamais diremos que a pessoa deve ficar feliz com o sofrimento por que passa, porém afirmamos, por ser expressão da verdade, que sentimentos negativos, como revolta e raiva, não são úteis ao espírito, nada contribuindo na superação das dificuldades. Só agravam um quadro de profunda tristeza, atraindo espíritos obsessores, cuja influência astral produz péssimo ambiente psíquico. Sendo assim, os seres humanos devem reagir às más influências astrais utilizando as ferramentas que possuem – seus atributos e suas faculdades espirituais – como inteligência, raciocínio, força de vontade, domínio de si mesmos e livre-arbítrio.

Reflitam por que razão é tão pesada a cruz que algumas pessoas carregam e a de outras é tão leve, como se costuma ouvir. Por que umas nascem em berço farto e tranquilo enquanto outras vêm ao mundo em lares onde mal existe o sustento das necessidades básicas, ou carecem de afeto, ou são vítimas de violências desde tenra idade?

O espírito faz as escolhas necessárias ao processo evolutivo em seu mundo de estágio, em razão do bom ou mau uso do livre-arbítrio nas encarnações passadas. Por isso, todos devem encarar suas lutas com dignidade, valor e coragem, superando as agruras com juízo e bom senso. Os desatinos humanos não são de fácil domínio. Tanto não são que sempre se afirma nas reuniões públicas das casas racionalistas cristãs que a felicidade neste planeta-escola é relativa, pois a vida é de lutas e superação de reveses.

A morte do corpo físico retrata o fenômeno da desencarnação do espírito, que é eterno, jamais fenece. Ao se desligar do corpo inerte, o espírito se prepara para outras oportunidades de progresso evolutivo ao chegar ao seu mundo de estágio. Então, os seres humanos não devem pensar que o falecimento de uma pessoa é o fim de tudo para ela, porque a vida espiritual continua. De alguma forma, a convivência faz com que os espíritos fiquem ligados uns aos outros por fortes sentimentos recíprocos, que, obviamente, poderão estar uma vez mais interligados por novas reencarnações, em razão das leis evolutivas a que nos referimos constantemente.

Estudem a espiritualidade consultando os livros editados pelo Racionalismo Cristão, principalmente as obras essenciais da Doutrina, para que compreendam os fenômenos psíquicos que se observam neste mundo. A maioria das pessoas acha que a vida material é a única vida. A verdadeira vida é a do espírito, cuja evolução é conquistada com o adequado uso da matéria física e da fluídica.

Então, despertem para a espiritualidade, comecem já, disciplinando o viver pautado em honestidade, sinceridade e lealdade. Como dissemos, encarem os reveses da vida sem se mortificar com tristezas profundas, desesperos inúteis e outros sentimentos negativos, que só agravam a situação. Elevem os pensamentos às Forças Superiores, mantenham bons sentimentos no âmago, e terão boa assistência espiritual.