Leitura de janeiro de 2014

A moral no lar

Quantos males poderiam ser evitados se houvesse firmeza de caráter! As pessoas espiritualmente esclarecidas fazem bom uso do livre-arbítrio, pensam com acerto, colocam em prática o que idealizam, estando, assim, em condições de enfrentar a vida com sabedoria. Há muitos modos de viver, há muitos modos de agir e, por essa razão, constantemente o Racionalismo Cristão bate na
mesma tecla, chamando a atenção das pessoas para que possam caminhar com segurança pela estrada certa da vida. Saindo do caminho correto para caminhar por atalhos tortuosos, nenhuma delas poderá conseguir a vitória desejada, pois estarão sujeitas ao sofrimento causado pelos erros cometidos.

Os seres humanos têm grande responsabilidade neste mundo; o mal é não saberem cumprir seus deveres, levando a sério o que a vida impõe. A responsabilidade maior é a manutenção do lar, pois dele é que saem mulheres e homens dignos, verdadeiros cidadãos. No lar onde não existe moral não pode haver a atração das Forças Superiores. Se os pais souberem manter a personalidade, muito poderão fazer na defesa dos filhos contra os maus elementos, cuidando deles com firmeza e carinho, pro- curando educá-los
dentro dos princípios racionalistas cristãos e de sua disciplina
fortalecedora. Para se viver bem neste mundo é necessário haver disciplina e ordem.

As casas racionalistas cristãs são escolas espiritualizadoras. Os seres que crescem em espiritualidade à sombra dos seus ensinamentos, se forem bons alunos, servirão de exemplo, e o exemplo é tudo na vida. Em nossas Casas não se dão espetáculos, não se mente, tudo que é falado é sincero, porque se tem respeito e consideração pelos assistentes que a elas comparecem nas reuniões públicas. Não há sensacionalismo e não são aceitos impostores nos seus quadros. Esclarecemos com franqueza, lealdade, dizendo aos frequentadores o
que devem escutar.

Os doutrinadores e demais militantes das casas racionalistas cristãs não poupam sacrifícios. Com espírito de renúncia e pensamentos elevados, formam correntes fluídicas atrativas das Forças Superiores, que derramam seus fluidos benéficos sobre os que querem despertar para a espiritualidade, que procuram a felicidade que está dentro de cada um. Quem bem faz para si o faz. Quem não tem moral jamais irá atrair a presença do Astral Superior.

O Racionalismo Cristão mostra o lado correto da vida, para que todos tenham esclarecimento espiritual, caminhem com segurança e personalidade, saibam viver como seres humanos úteis a si e ao semelhante.

Luiz de Mattos, Codificador do Racionalismo Cristão

——————————————————

A ciência das ciências

O Racionalismo Cristão é a ciência das ciências, nas palavras de Luiz de Mattos. O médico brasileiro Antonio Pinheiro Guedes assim também considerou ser o espiritismo, conforme se lê no livro de sua autoria intitulado Ciência espírita, que escreveu no final do século XIX. Esse ensaio literário, como tantos outros estudos de várias escolas filosóficas, contribuiu para a codificação da doutrina racionalista cristã por Luiz de Mattos.

Os livros editados pelo Racionalismo Cristão devem ser lidos pelos
estudiosos da espiritualidade. Temos certeza de que podem compreender na essência essas obras, ao alcance de qualquer pesquisador. Uns irão aprender com mais rapidez, enquanto outros serão mais lentos, mas, sendo esforçados, poderão assimilar algo todos os dias. Aprenderão que os indivíduos moderados muitas vezes se calam, para não acirrar os ânimos. Aprenderão que os
virtuosos não admitem injustiças, que os seres verdadeiros repudiam a mentira.

Recomendamos que leiam também outras obras filosóficas. A boa leitura deve fazer parte do cotidiano, os bons livros devem estar nas estantes dos estudiosos. Há indivíduos que apreciam leituras perniciosas, mas, quando resolvem pensar com elevação e agir bem, deixam de lado tudo que é nocivo e inútil. Os seres têm que ser honestos em todo o seu viver, através dos pensamentos, das palavras, das ações.

Conhece-te a ti mesmo, afirmava-se no passado, e os seres conscientes têm por obrigação se conhecer como Força e Matéria, como corpo e alma, afirma o Racionalismo Cristão no presente. Por isso, esperamos que tomem outro interesse no conhecimento da vida espiritual, para deixar de pedir proteções. Desejamos vê-los desenvolvendo seu trabalho com ponderação, moderação, justiça e valor pessoal. Quando resolverem aceitar essa aprendizagem diária, serão honestos, no sentido amplo da palavra.

Muitos seres pensam que são honestos apenas os que pagam dívidas materiais. Deve-se pagar não só as dívidas materiais, para dessa forma se livrar da fama de mau pagador, como as espirituais, que serão obrigatoriamente resgatadas, mais cedo ou mais tarde. Podem considerar-se maus pagadores os que não conseguem saldar suas dívidas espirituais, pois não se esforçam para isso. Deixam passar o tempo e não percebem que a desencarnação se aproxima.
Quando o espírito voltar ao seu mundo de estágio, verificará os erros
acumulados, e se obrigará a nova encarnação. As pessoas honradas podem aprender muito, dentro de suas possibilidades.

Temos certeza disso, porque nas casas racionalistas cristãs se diz o que os assistentes das reuniões públicas precisam ouvir, para seu esclarecimento espiritual. Os estudiosos não se detêm no seu caminhar em busca do conhecimento. Desenvolvem a inteligência, o raciocínio, as aptidões, quando de fato desejam desenvolvê-los.

As Forças Superiores estão em nossas Casas para esclarecer espiritualmente os assistentes e tirar as cargas fluídicas negativas que acompanham muitos deles, por manterem pensamentos doentios. Pensar bem é bem atrair. Os que pensam bem não têm junto de si espíritos do astral inferior, que intuem para o mal, que avassalam, que trazem e transmitem miasmas e doenças. A segurança dos seres humanos está no equilíbrio mental, no pensamento voltado para o bem, no modo de encarar a vida com honestidade e valor.

Portanto, a aprendizagem deve fazer parte da vida de todos. Ponham em prática o que aprenderem, dando bons exemplos. O aconselhamento servirá de estímulo nessa aprendizagem. Aprendam e ponham em prática as lições. Aprendam para ensinar.

Antonio Cottas, Consolidador do Racionalismo Cristão