Leitura de março de 2016

Viva com método e disciplina

Luiz de Mattos
Codificador do Racionalismo Cristão

O Racionalismo Cristão ensina aos estudiosos da Doutrina como se conduzir neste mundo denominado Terra. Infelizmente, só pequena parcela da humanidade sabe que a verdadeira vida é a vida do espírito. Ele encarna em corpo humano e, através do apropriado uso de matéria densa e de matéria fluídica, avança em sua evolução na circunstância escolhida como a mais conveniente ao nível evolutivo conquistado em existências anteriores no planeta.

O espírito, através do corpo fluídico, liga-se por movimentos vibratórios ao corpo físico, utilizando os recursos materiais adequados ao seu aperfeiçoamento evolutivo em inumeráveis encarnações.

Neste mundo de escolaridade, é intensa a batalha diária pela sobrevivência, de modo a preservar o planejamento que o espírito fez em seu mundo de estágio. É necessário haver persistência, valor e razão, portanto, método e disciplina na vida cotidiana, a fim de que tudo ande normalmente e nada venha afetar os ideais evolutivos.

Indivíduos metódicos e disciplinados agem com prudência e calma nos momentos precisos. É de metodização e disciplina que todos necessitam. Agir de maneira ordenada vai ao encontro do que o espírito se propôs fazer ao encarnar.

Os seres humanos vivem da maneira que lhes convém viver, realizam o que lhes agrada realizar, põem em prática o que lhes interessa pôr, de acordo com o uso que façam do livre-arbítrio. Entretanto, honestidade e lealdade são qualidades que concorrem decisivamente para que os seres esclarecidos cumpram de forma satisfatória os seus deveres, havendo tranquilidade espiritual quando não há escravização aos perecíveis valores materiais. Ações dessa natureza são de grande valor na solução dos árduos problemas por que todos passam. Quando não há honradez e sinceridade nos procedimentos, não pode haver sono reparador. O sono tranquilo refaz a vida anímica, proporcionando vigor e beleza ao corpo físico, pois é o espírito que dá vida a essa admirável obra da Inteligência Universal.

O Racionalismo Cristão oferece aos estudiosos da espiritualidade a bússola que norteia a vida real, que é a vida do espírito. Seus princípios doutrinários reúnem orientações esclarecedoras e conselhos úteis, que facilitam o viver terreno das pessoas. De posse desses conhecimentos, estarão aptas a cumprir suas obrigações, agindo com prudência, moderação, valor e justiça. Irão ter a suprema satisfação de se sentir espiritualmente realizadas.


Saiba corrigir seus erros

Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão

As pessoas comparecem às reuniões públicas das casas racionalistas cristãs por várias razões, sendo a principal delas a procura de normalização para o desequilíbrio psíquico de que muitas são portadoras. Depois de passarem pela limpeza psíquica, de algumas se livrarem da influência de espíritos desencarnados que as acompanhavam e que foram delas arrebatados tão logo entraram no recinto, e de ouvirem as orientações dos doutrinadores que presidem as reuniões, elas passam a compreender a sua finalidade: tranquilizar as detentoras de má assistência astral e despertar seu raciocínio, tornando-o mais claro, para que entendam os problemas psíquicos por que passam e a forma de os superar com a prática dos princípios doutrinários e de sua fortalecedora disciplina.

Como bem dizem os doutrinadores que presidem reuniões públicas, nas casas racionalistas cristãs as pessoas são incentivadas a resolver seus problemas por si mesmas, clareando os pensamentos através da disciplina da limpeza psíquica nos lares. Como também é costumeiramente dito pelos doutrinadores, as irradiações de limpeza psíquica não são para ser mentalizadas de forma peditória, como se fossem repetidas e insistentes súplicas a entidades divinas.

Antes dos horários disciplinares preestabelecidos para a limpeza psíquica nos lares, as pessoas devem reservar um momento para autorreflexão, a fim de que sejam pensados e avaliados os prós e os contras dos problemas pelos quais passam. Ao prestarem atenção no significado das palavras das irradiações durante os sete minutos de limpeza psíquica, desligando-se de pessoas e de tudo que seja material, irão religar-se aos mundos superiores da espiritualidade e receber eflúvios das Forças Superiores. Procedendo dessa forma, ficarão espiritualmente fortalecidas e, assim, aptas a ter boas intuições, saindo das dificuldades de forma satisfatória por iniciativa própria.

Todos os seres humanos, indistintamente, erraram nas encarnações passadas do espírito e erram na presente existência, porque, se estão no planeta para evoluir, ainda são espiritualmente imperfeitos. Todavia, os erros que cometem são experiências de vida que revigoram o espírito ao serem eliminados do corpo fluídico, para que outras faltas sejam evitadas.

O esclarecimento espiritual faz com que o gênero humano tome consciência de si mesmo, percebendo a necessidade de mudar velhos costumes, causadores dos erros que comete neste planeta-escola, onde aprende lições de sabedoria à medida que cresce com a luta contra os maus hábitos e as imperfeições.

Nas casas racionalistas cristãs, os assistentes das reuniões públicas não são iludidos com promessas e perdões. Doutrinadores e espíritos do Astral Superior em suas manifestações esclarecem que todos são capazes de resolver os próprios problemas à medida que se esclarecem: reconhecem seus defeitos e compreendem os erros dos semelhantes, identificando o que precisam mudar no comportamento para bem viver em sociedade.

Assim sendo, fazemos o convite para que estudem com vontade de aprender a doutrina racionalista cristã, porque todos são capazes de melhorar suas vidas através da autorreflexão baseada em nossos princípios espiritualistas. Meditem sobre esta sugestão, pois queremos que os frequentadores das casas racionalistas cristas conquistem a felicidade que procuram neste mundo, onde há tanta diversidade espiritual entre os seres humanos.