Limpeza psíquica à noite assegura sono tranquilo

Sou graduada em Direito e exerço a função de promotora pública. Tenho frequentado o Racionalismo Cristão duas vezes por semana e faço a minha irradiação às 7 horas da manhã, embora não o faça de forma concentrada, como deveria. Os meus pensamentos são acelerados e ficam divagando. Tenho a preocupação de vigiar os meus pensamentos e emoções.

Há já algum tempo tenho reparado que, apesar de fisicamente cansada, demoro muito para dormir depois que me deito, muitas vezes vou para a cama às 23h e só consigo dormir à 1h30min, e no dia seguinte acordo cansada. Ontem me deitei às 21 horas visando a descansar e amanhecer bem disposta para o novo dia de trabalho, que é sempre muito exigente, mas só consegui dormir às 23 horas, e mesmo assim estou exausta. Moro sozinha. Já reparei que quando durmo na casa dos pais, que fica em outra cidade, deito e adormeço imediatamente, conforme era habitual.

O que posso fazer? Tenho que estar bem dormida e descansada a fim de ser produtiva no dia seguinte e conseguir atingir a meta mensal e, consequentemente, anual no serviço. Tal situação me preocupa e me deixa angustiada.

Resposta: Prezada, você nos diz que faz a irradiação às 7 horas da manhã, mas não nos fala da limpeza psíquica realizada à noite, a qual tem justamente a função de arrefecer as tensões vividas durante o dia. Ela tem que ser realizada de forma atenta sobre o que significam as palavras; por isso, é aconselhável preparar-se 15 minutos antes de realizá-las, meditando sobre as suas tensões e apreensões, para, ao detectá-las, ir dissolvendo-as com pensamentos positivos de calma, serenidade, tranquilidade, esforçando-se por desligar-se das preocupações, relaxando a musculatura e até bocejando, confiante de que irá dormir um sono tranquilo e reparador.

Não deixe de realizar a limpeza psíquica também aos finais de semana. Esperamos que seguindo estas orientações, consiga dormir tranquilamente.