No ano passado fui diagnosticada com câncer de mama, descoberto por acaso em exames de rotina. Fui pega de surpresa, pois não há casos na família, mantenho hábitos saudáveis de alimentação e não era considerada no grupo de risco. Depois do choque inicial, tive que concordar em fazer o tratamento, que consiste em químio, cirurgia, radiação e hormônio, terapia por cinco anos. Poderia optar por não fazer químio, mas corria o risco de ficar com o seio muito deformado ou ser necessária uma mastectomia. O maior efeito do tratamento que estou sofrendo é o psicológico de ter essa doença e de agora estar perdendo meu cabelo.
Sofro a cada fio de cabelo que cai, e tem caído em montes. Nunca imaginei um dia ficar careca contra a minha vontade. Está sendo extremamente difícil lidar com isso.
Todo tratamento não passa de uma tentativa. Nenhum tratamento é garantido 100%. Para meu caso me deram 14% de chance de reocorrência com tratamento de químio, e 18% de chance de reocorrência sem químio.
Outra questão: Por que a medicina no caso do câncer se concentra mais no negativo do que no positivo? Tenho 18% de possibilidade de reincidência, mas tenho 82% de não ter câncer de novo. Em outras áreas/doenças, um cirurgião ou médico não recomendaria ao paciente para não fazer tal cirurgia/tratamento pois há 18% de chance de não funcionar; ao contrário, diria ao paciente você tem 82% de chances de melhora com a cirurgia/tratamento, não pense nos 18% de dar errado.
Resposta
Prezada, temos a certeza de estar diante de uma mulher forte e lutadora que vive um momento difícil na vida, mas que, passadas as decepções iniciais, irá lutar pela vida com otimismo, aceitando com coragem a situação que lhe foi apresentada, ultrapassando sem revolta todas as barreiras necessárias para a sua vitória final. Por isso apelamos para essa sua força interior que já se manifestou quando iniciou o processo de sua recuperação, fortalecendo-se cada vez mais, acreditando sempre no melhor, nunca se deixando abater pelos reveses e nem se “desmoronar” conforme teme.
Sugerimos que pesquise na Internet a relação de pessoas famosas que tiveram câncer de mama e que superaram a doença, servindo de exemplos de resignação, de perseverança, de coragem, de otimismo, a outras que enfrentam o mesmo mal.
Você nos pede irradiações e dizemos que pode contar com as nossas vibrações positivas para que encontre o fortalecimento necessário e enfrente o seu revés; mas você mesma pode fazê-las, de preferência, coletivamente em uma casa racionalista cristã nos primeiros sete minutos de uma reunião pública de limpeza psíquica e esclarecimento espiritual e realizá-las também no lar às 7 horas da manhã e 8 da noite ou em horário mais conveniente que, entretanto, seja mantido como disciplina. Não deve fazer a limpeza psíquica para pedir proteção, mas para enfrentar com galhardia o que precisa ser enfrentado e receber o apoio, tenha a certeza, que terá das Forças Superiores através do seus esforço e de boas intuições.
O esclarecimento espiritual promovido nessas reuniões poderá contribuir para que possa refletir que não somos só um corpo físico, mas também um espírito sujeito às lutas próprias de um planeta-escola onde a finalidade principal é evoluir espiritualmente, utilizando e desenvolvendo valorosos atributos espirituais, como a inteligência, o raciocínio a força de vontade e principalmente a coragem. A união entre limpeza psíquica e esse esclarecimento nos fortalece para o enfrentamento dos reveses a que estamos sujeitos.
Na leitura das obras publicadas pela Doutrina encontrará lenitivo para as suas apreensões principalmente a do livro essencial Racionalismo Cristão, em sua 45ª edição. Nele, tomará conhecimento da força do pensamento positivo e otimista vibrado na intenção da cura, em um capítulo específico denominado Pensamento.