Mais um Dia da Espiritualidade

No próximo dia 24, sexta-feira, será comemorado pela comunidade racionalista cristã do mundo todo o Dia da Espiritualidade, como ficou convencionada essa importante data que corresponde à fundação do Racionalismo Cristão, ocorrida em 26 de janeiro de 1910, pelos nossos mestres Luiz de Mattos e Luiz Thomaz. Portanto, nessa data estaremos comemorando também 110 anos de fundação da nossa Filosofia de vida, através de uma reunião cívico-espiritualista em todas as nossas Casas.

Estamos antevendo um ano de muito trabalho em prol da divulgação dos salutares princípios de vida em que consistem os ensinamentos da filosofia racionalista cristã a todos que a ela se dedicam, nas casas racionalistas cristãs, com a realização das reuniões públicas, de desdobramentos, de atendimento personalizado, nos grupos de estudos e nas reuniões de militantes, tão úteis para o alinhamento de procedimentos com vistas ao cumprimento da disciplina exarada em nosso livro PRC13 para bem recebermos o nosso distinto público, ávido de conhecimentos e informações e muitos em busca do equilíbrio e bem-estar psíquico que todos, indistintamente, recebem em nossas Casas.

Este ano, realizaremos, no período de 25 a 28 de novembro o 3º Congresso Mundial do Racionalismo Cristão em nossa Sede, no Rio de Janeiro, e já estamos trabalhando no planejamento das atividades e também para bem recebermos os amigos que virão de todos os cantos do mundo, numa verdadeira confraternização. No planejamento do 3º Congresso Mundial do Racionalismo Cristão, assim como nas reuniões dos grupos de estudos, vamos dar ênfase à melhor forma de estudarmos a espiritualidade e a maneira de bem recebermos o público em nossas Casas, assim como a forma adequada de nos dirigirmos ao público para que tenha compreensão real dos nossos propósitos, que são sempre no sentido do fortalecimento, esclarecimento e espiritualização das pessoas. Assim, queremos destacar a importância de darmos atenção especial à síntese dos princípios racionalistas cristãos, constantes do livro RC45, páginas 131 e 132 e páginas 13 e 14 do livreto Conceitos racionalistas cristãos, que deverá sempre ser mencionado pelos presidentes de reuniões públicas como a “porta de entrada” para os nossos ensinamentos, seja por sua simplicidade, objetividade, seja pela sua abrangência, e que aqui os relembramos:

  1. Fortalecer a vontade para a prática do bem;
  2. Identificar, para poder repelir, os maus pensamentos e fazer bom uso do livre-arbítrio;
  3. Cultivar pensamentos elevados em favor do semelhante;
  4. Não desejar para os outros o que não quer para si;
  5. Estender seu auxílio a quem dele necessitar, quando os meios e a oportunidade o permitirem, mas não contribuir para sustentar a ociosidade e os vícios de quem quer que seja;
  6. Ter consideração pelo ponto de vista alheio, principalmente quando manifestado com sinceridade;
  7. Não se ligar pelo pensamento a pessoas maldosas, inconvenientes e psiquicamente desequilibradas;
  8. Combater a maledicência;
  9. Eliminar do hábito comum a discussão acalorada;
  10. Conservar em plena forma a higiene mental e física;
  11. Exercer o poder da vontade contra a irritação;
  12. Manter o equilíbrio das emoções na análise dos fatos, para não afetar a serenidade necessária;
  13. Adotar, como norma disciplinar, o hábito sadio de somente tomar decisões que se inspirem no firme propósito de fazer o bem, agindo, para isso, com ponderação, moderação, justiça, serenidade e valor;
  14. Conduzir-se respeitosamente na linguagem e nas atitudes;
  15. Não descuidar da polidez e da pontualidade, por serem reflexos da boa educação;
  16. Promover, por todos os meios, a longevidade, em atenção ao princípio de que a saúde do corpo depende do bom estado da alma;
  17. Cultivar permanentemente o bom humor, por meio do qual as células orgânicas recebem influências salutares;
  18. Usar de comedimento no falar, vestir, trabalhar, dormir, alimentar e recrear;
  19. Dedicar-se integralmente à segurança e à estabilidade do lar; e
  20. Apurar ao máximo o sentimento fraternal da amizade para com as pessoas de bem, com a finalidade de intensificar a corrente harmônica afim do planeta, em benefício comum.

Reiteramos que o Racionalismo Cristão continua sua trajetória ascendente no sentido de fortalecer, esclarecer e espiritualizar os seres humanos, seja através das reuniões públicas em suas mais de 180 casas distribuídas em quatro continentes do planeta Terra, seja através do jornal A Razão, seu porta-voz de mídia impressa, edição de livros, livretos, folhetos; da internet, com sites, portal, canal no YouTube (www.youtube.com/racionalismocristao) com cerca de 600 vídeos versando sobre os mais variados aspectos da espiritualidade divulgada e defendida pelo Racionalismo Cristão; seja por mensagens e tudo mais que promova o esclarecimento e o conforto espiritual dos nossos semelhantes, e todos dispondo da colaboração espontânea de pessoas que, inspiradas nos dois Luízes, Mattos e Thomaz, fundadores do Racionalismo Cristão, procuram ajudar aqueles que nos procuram e, assim, contribuir para o bem-estar e equilíbrio psíquico dos seres humanos sem deles esperar agradecimentos ou mesmo reconhecimento. Porque, somente o conhecimento da vida espiritual e da origem comum de todos os seres dará à humanidade condição de vislumbrar novos horizontes na Terra, através dos quais encontrará os caminhos que a levarão à sonhada paz, como resultado da fraternidade plena, afinal estabelecida entre os povos, como afirma o último parágrafo do livro Racionalismo Cristão, 45ª edição.

Portanto, nesse Dia da Espiritualidade, que será comemorado, como dissemos, em todas as casas racionalistas cristãs, a nossa palavra de reconhecimento pelo magnífico trabalho voluntário prestado por todos os militantes do Racionalismo Cristão em prol dos elevados ideais dos nossos mestres Luiz de Mattos, Luiz Thomaz, Antonio Cottas e Humberto Rodrigues.

Boa leitura!