Menção aos beneméritos da Filial Santa Efigênia

Digníssimas Sras. presidentes Umbelina Maria dos Santos Guimarães e Ângela de Fátima Guimarães, digníssimos companheiros militantes desta Casa, distinta e prezada assistência.

Nesta noite memorável, de grande júbilo e regozijo para todos nós, em que se comemora mais um ano de existência desta Filial, elevemos os nossos pensamentos com imenso reconhecimento a todos os espíritos do Astral Superior, e dentre eles o grande Antonio Vieira, idealizador astral do Racionalismo Cristão, o nosso Camilo Castelo Branco, Pinheiro Chagas, Custódio José Duarte, João de Deus, Luiz de Camões, Eça de Queiroz, Monsenhor Moreira e Pedro Lessa, todos e para sempre constituindo a plêiade do Astral Superior em seus mundos de luz.

E mais próximos de nós, porque estiveram em plano físico encarnados, entre meados do Séc. XIX e início do Sec. XX, e a partir de 1910 com a ingente tarefa de fundar esta inigualável filosofia espiritualista: são eles Luiz de Mattos, o codificador da Filosofia, Luiz Alves Thomaz, o seu inseparável amigo e companheiro de lutas de todas as horas – sem ele talvez o Racionalismo Cristão não tivesse sido implantado na Terra; Luiz Thomaz foi de fato o viabilizador econômico desta filosofia. E também Antonio Cottas, cuja existência permitiu consolidar esta obra. A Luiz de Mattos, Luiz Thomaz e Antonio Cottas cumpre-nos o dever de agradecer por suas vidas, suas obras, por suas lições de vida eivadas de exemplos que jamais poderão ser esquecidos, vez que todos foram e são grandes benfeitores da humanidade. 

Devemos, também, agradecer a todos os companheiros militantes, que continuam incentivando-nos, e aos grandes beneméritos desta Filial: a sua presidente Sra. Umbelina Maria dos Santos Guimarães, motivada pelo Capitão José Rodrigues da Silva, Presidente Astral da Filial Belo Horizonte. Quando em vida física, o Capitão José Rodrigues muito incentivou a presidente desta Casa. Então, D. Umbelina abraçou de corpo e alma a feliz ideia de construir esta Casa e dela não arredou pé até a sua finalização. E agradecer, também e de igual forma, aos dois beneméritos, Dr. Galdino Rodrigues de Andrade e José do Nascimento Zica, incansáveis nas suas lutas que perduram até hoje, tanto na difícil tarefa de prover recursos materiais, com sacrifícios inenarráveis, dada a sua desmesurada e decisiva importância, colocando-os à disposição a tempo e hora, e participar, fisicamente e de modo eficaz, diuturnamente, na construção dessa importante e magnífica Casa, além do apoio substancial a outras Casas de Minas Gerais.

Para finalizar, lembremo-nos também de Humberto Rodrigues, o Presidente Astral do Racionalismo Cristão, que por quase 30 anos, quando encarnado, esteve à frente desta filosofia. Depois de amanhã, 23 de maio, se estivesse ainda fisicamente entre nós completaria 89 anos. De sorte que esta data, 23 de maio, suscita-nos momentos de reflexão, em face dos exemplos de superação deixados por Humberto Rodrigues, que após seis anos de sua desencarnação continua fazendo-se presente espiritualmente entre nós, apoiando-nos, incentivando-nos a prosseguirmos nesta difícil e longa caminhada rumo à evolução total, por meio de suas belíssimas orientações proferidas na Casa-Chefe do Racionalismo Cristão.

Colaboração de Carlos Alberto de Almeida Duarte, militante da Filial Santa Efigênia (BH, MG), na comemoração do aniversário da inauguração da atual sede, em 20  maio de 2018.