Ninguém carrega fardo acima de sua capacidade de realização

O Racionalismo Cristão explica, dentro da visão espiritualista, a vida transcendental, extracorpórea, os fenômenos metafísicos que vão além da materialista visão humana. Busca aclarar a existência da Força comandando a Matéria, seja esta densa (estruturada, atômica) ou diáfana (fluídica/etérica). O espírito durante uma jornada encarnatória no plano físico Terra, organiza, incita e movimenta agregados de matéria – seus corpos fluídico, físico e do ambiente –, processando sua evolução que é obrigatória. Através de leis evolutivas, são fornecidos ao espírito todos os meios, recursos e condições necessários para seu aperfeiçoamento intelectual, moral e espiritual.

Ferramentas espirituais. O espírito, como Força, possui atributos e faculdades espirituais que são ferramentas e instrumentos de seu intelecto, necessários para resolução dos seus problemas. A pessoa quando busca esclarecer-se dentro dos princípios espiritualistas entende que tudo aquilo que está passando é causa dada por ele mesmo, ele é o ator ou agente principal causador do quadro físico e fluídico em que está mergulhado. Entende que toda ação gera reação, nada acontece por acaso, cada ser passa por aquilo que tem que passar, tudo acontece em conformidade como ele utiliza seu livre-arbítrio, ao seu favor ou contra. Há necessidade de buscar estudar a si mesmo, se conhecendo como Força, entendendo que é o espírito que comanda a matéria, esta é inerte, por si só não tem ação, movimento, vida, não produz absolutamente nada. Tudo acontece por ação da Força atuando sobre a Matéria.

Devemos estudar, com profundidade, a vasta literatura que compõe o arcabouço teórico e prático da escola filosófico-espiritualista racionalista cristã, rica em princípios e práticas espiritualistas de boa convivência social para, continuamente, se fortalecer e se esclarecer espiritualmente, por iniciativa própria, porque ninguém convence ninguém, cada um que procure convencer a si mesmo, ou seja, tornar-se convicto da sua composição astral e física e que todo efeito tem uma causa e toda causa um agente causador que é a Força, compreendendo que o espírito é responsável por tudo aquilo que está passando como consequência da aplicação da inexorável lei de causa e efeito ou retorno ou ação e reação.

Buscar tornar-se uma pessoa melhor a cada dia, entendendo que a evolução é necessária e que quanto mais se esclarece, o espírito mais desenvolve seus atributos e faculdades espirituais, se tornando sempre e sempre melhor e mais produtivo. Quanto mais busca extirpar seus erros e inclinações negativas do seu corpo fluídico, há expansão de sua consciência e o espírito vai entendendo com maior lucidez o motivo de seus sofrimentos e da necessidade de perfazer ciclos reencarnatórios para reeditar e desenergizar seu inconsciente, diminuindo suas idas e vindas ao plano físico Terra com menos sofrimentos. Demonstrando exemplos para aqueles que os rodeiam, sejam parentes, colegas de trabalho ou escola, vizinhos, seja quem for em sua convivência social. Passando a enxergar com maior lucidez e numa perspectiva holística do Universo e integral do ser humano que transcende a vida física, não perdendo tempo, cuidando e dando ênfase àquilo que verdadeiramente tem valor, que se trata da vida espiritual, e não somente da vida material.

No mundo de estágio, o espírito está em fase de planejamento da sua encarnação, fase esta que compreende a visão astral em que o espírito faz uma planificação geral e específica (projeto familiar, profissional, humanitário) de toda sua próxima jornada encarnatória. Nessa fase, ele tem a expectativa do que vai vivenciar, tendo em vista suas necessidades de aprendizado. Essa fase compreende a visão, planos e metas traçados pelo próprio espírito em dimensão astral. Trata-se do cumprimento de leis naturais, evolutivas, que possibilitam ao espírito evoluir.

Suporte das Forças Superiores. Durante a elaboração de seu planejamento encarnatório, jamais o espírito vai determinar para si tarefas que não conseguirá cumprir por estarem acima de sua capacidade de realização; neste momento, se necessário, as Forças Superiores dão todo suporte, respeitando o livre-arbítrio do espírito, auxiliando-o a ajustar as metas de acordo com seu potencial de realização. O planejamento é bem mensurado e dimensionado. Nosso corpo fluídico é acumulador de vibrações positivas e negativas, as positivas vitalizam o espírito, enquanto as negativas saturam o corpo fluídico, ativando mecanismos psíquicos que disparam e acarretam uma série de consequências que minam a vida anímica dos espíritos que assim procedem, causando-lhes declínio intelectual, moral, espíritual e consequentes enfermidades do corpo e da mente. Neste caso, realmente, a carga fica acima da programada em seu planejamento astral, ou seja, o fardo se torna mais pesado do que o planejado e o espírito sente o impacto, e quando não possui esclarecimentos suficientes passa a reclamar, suplicar, ou a culpar terceiros ou entidades superiores em que acreditam. O espírito encarna ansioso por maior evolução, disposto a tudo enfrentar na existência terrena com valor e coragem, resgatando, inclusive, erros cometidos nas anteriores encarnações. Sendo assim, nenhuma pessoa deve sentir-se vítima de nada, muito menos uma pobre coitada. Pensamentos pessimistas e sentimento de revolta, derrota ou de amargura enfraquecem o espírito, debilitam sua energia, atraem a má assistência de espíritos encarnados e/ou desencarnados do astral inferior, que vibram de igual forma, abrindo a guarda e caminhando para um quadro de desequilíbrio psíquico. O ser humano é capaz de enfrentar todos os reveses por que passa, desde que utilize suas faculdades e atributos espirituais, como o raciocínio, determinação e a força de vontade, para reagir às adversidades e obstáculos e se reerguer para a luta cotidiana. Não há destino, predestinação, castigo, perdão, salvação e, sim, autodeterminação quanto a metas espirituais (planejamento astral) que precisa ser trabalhada com muita força de vontade, para que seja alcançada. Nenhum espírito vem à Terra para fracassar, sofrer; ele vem para se aperfeiçoar, a finalidade é aprender para evoluir. Todos encarnam conscientes e corajosos dos deveres a cumprir, não importa em que condições.

Portanto, em plano físico Terra, nunca o espírito poderá afirmar que possui uma carga pesada, um fardo maior, acima de sua capacidade de realização, jamais. Tudo que está passando, vivenciando, depende de seu esforço, uso correto do raciocínio, livre-arbítrio, e vontade fortalecida em conformidade ao seu planejamento astral e alinhado às leis evolutivas. Nunca devemos reclamar da vida que levamos, esta é produção nossa, de mais ninguém, pois a consciência de cada espírito é que traça sua própria realidade.