O esclarecimento espiritual

O esclarecimento espiritual é caro, mas você pode pagar
Existem inúmeros locais de esclarecimento no mundo, cada qual com sua maneira própria de ensinamentos… Mas afinal, quanto custa se esclarecer? Um médico passa muitos anos estudando e mesmo depois de formado precisa estar renovando-se constantemente, e assim acontece com todas as profissões. Esse estudo demanda tempo e dinheiro, muitas vezes escasso, mas mesmo com esse alto custo muitos se formam.
E o esclarecimento espiritual, tão necessário à vida, quanto custa? Talvez seja o aprendizado mais caro que exista. Embora nada se pague para frequentar a escola espiritualista, esse esclarecimento exige um preço que a maioria não quer pagar ou talvez ainda não consiga: exige mudanças radicais, desfazer-se de misticismos, abolir a crença, refazer seus hábitos e costumes…
O Racionalismo Cristão, há 107 anos vem dizendo, venham a nossas casas e se esclareçam. Enquanto as profissões dão retorno financeiro, diga-se, merecido, após anos e anos de estudo, o esclarecimento espiritual proporciona uma vida mais amena, cheia de bem- estar e, acima de tudo, a paz interior necessária à felicidade tão almejada por nós. Ter mestrado em qualquer profissão não garante uma vida de entendimento espiritual capaz de levá-lo a raciocinar sobre os porquês da vida, O que somos? Qual a continuidade evolutiva do ser humano? Para onde vamos ao abandonar esse corpo físico?
Estudando a espiritualidade, porém, teremos as respostas corretas, sem a necessidade de apenas crer.
Não seremos melhores do que os outros, mas poderemos estar à frente desta caminhada, pois todos estamos neste mundo para aprender a viver, aperfeiçoar suas qualidades e corrigir seus defeitos. Sendo assim, todos temos oportunidades para mudar. Ser espiritualista significa dedicar-se a combater suas tendências negativas e praticar incessantemente o bem, tanto em ações como em pensamentos.
O Racionalismo Cristão está sempre dizendo as mesmas coisas, mas mesmo assim parece não provocar efeito na maioria das pessoas. Quando os materialistas vão entender que nós não temos um espírito, mas somos um espírito? Estamos encarnados num corpo físico justamente para aprender a ser melhores, com as diversidades que se apresentam neste planeta-escola, pois somente com a convivência com seres com ideias muitas vezes contrárias à nossa, podemos pôr nosso raciocínio juntamente com o livre-arbítrio voltado para a prática do bem, para ser usado em benefício do aprendizado que nos propomos a fazer, quando, em nosso mundo de origem resolvemos reencarnar.
A luta, ao contrário do que muitos pensam, não é entre nós, mas contra nós, somos o maior inimigo do esclarecimento, temos tendência a crer, não queremos ter o trabalho de pensar corretamente.
Um dito popular diz que o pensamento é o mais árduo dos trabalhos, tanto é, que poucos se dedicam a fazêlo. Se você quer ser um um espiritualista autêntico, uma pessoa que sabe por que vive, pague o preço necessário, mude seus hábitos, deixe de crer, confie em si, aprenda a ser melhor usando suas qualidades.
A escola está esperando, precisa apenas de sua vontade e determinação em aprender. Não viva por viver, saiba usar e coloque boas ações ao bem mais precioso que o espírito conquistou: o livre-arbítrio. Você verá que vale a pena ter ideais elevados, dedicar-se a fazer algo por si, estudar a espiritualidade no Racionalismo Cristão e praticar na vida diária o que aprendeu. Afinal, não é tão caro, todos podemos pagar.
Edison Alexandre
Secretário Filial São José do Rio Preto (SP)