O pensamento

O pensamento é tudo na vida
Luiz de Mattos
Codificador do Racionalismo Cristão
Quem estuda o Racionalismo Cristão e a ele se dedica tem por obrigação compreendê-lo de maneira inteligente e o seguir como orientam seus princípios doutrinários.
As pessoas que chegam às casas racionalistas cristãs devem saber que o ser humano conforme pensa sempre atrai sentimentos de igual teor. Sendo assim, quando os maus pensamentos se apoderam da mente, o primeiro cuidado que elas devem ter é de os repelir, porque pensando mal estarão atraindo o que é nocivo e perturba o espírito. Esses maus procedimentos avolumam no corpo fluídico fatos que não têm importância na maioria das vezes, mas que passam a ter porque estão fixados no imaginário.
O pensamento é tudo na vida das pessoas. As que conhecem o Racionalismo Cristão sabem que é no pensamento bem irradiado que está o segredo do êxito, a conquista da felicidade. Logo, devem pensar corretamente, afugentando os maus pensamentos e acolhendo os bons, e ter confiança em si mesmas, porque as confiantes trabalham, lutam e podem até passar por sofrimentos em certas ocasiões, mas vencem, porque têm força de vontade, reagem ao que lhes é nocivo.
Os males não vencem a pessoa que tenha força de vontade, valor moral, disposição de espírito. Ela transpõe todos os obstáculos, supera todas as contrariedades, consegue realizar o que deseja de modo certo, de maneira inteligente, de forma esclarecida.
Não é alimentando no pensamento a dúvida, a vacilação e o medo que o indivíduo consegue solucionar os problemas mais difíceis que aparecem. É procurando afugentar do pensamento tudo que o possa prejudicar, é tentando amenizar a luta pela vida, desanuviando e distraindo a mente, que ele supera as dificuldades que surgem.
É preciso que o ser humano seja forte para vencer na vida, e sempre afirmamos que no mundo só vencem os fortes de espírito. Procure, pois, a pessoa ser espiritualmente forte, procure pôr em ação a vontade, o equilíbrio psíquico, a maneira certa e segura de viver, e irá transpor todos os obstáculos. Mas se ela se deixar enfraquecer espiritualmente, deixar-se impressionar com os fatos em redor, hoje ou amanhã se tornará uma fracassada espiritualmente. Todavia, as que conhecem o Racionalismo Cristão, que frequentam suas Casas e ouvem o que nelas é dito, não fracassam, pois fortalecem seus espíritos, sabem reagir às adversidades.
Pensem bem e com elevação, não se preocupem em demasia, porque as preocupações quando demasiadas perturbam o espírito. Para que isso não aconteça, procurem ter vida metódica, ocupem-se com coisas úteis, e os maus pensamentos não virão tomar a mente. Bem guiar os pensamentos, agir com equilíbrio, sensatez, calma e inteligência conduzem ao sucesso. Queremos pessoas esclarecidas, que tenham tranquilidade espiritual, para resolverem seus problemas.