O que é ser racionalista cristão?

 O Racionalismo Cristão ensina, como o seu próprio nome assim o diz, dois sentidos: o intelectual e o moral. Em suas diversas existências, espíritos evoluem diferentemente entre si, porém o ideal é o equilíbrio entre as duas partes. Um espírito muito inteligente sem moral pode fazer obra nefasta no mundo e um espírito demasiadamente moralista e falto em intelectualidade muito pouco pode contribuir para os avanços científicos, literários e artísticos.

Ser racional é usar os atributos espirituais, sobretudo, a inteligência, o raciocínio, a lógica e o domínio de si mesmo para obter mais evolução espiritual. Ser racional é saber identificar a sua própria individualidade espiritual e compreender que é diferente dos demais espíritos que vivenciam neste mundo; é entender que, embora existam várias pessoas que estudam a filosofia racionalista cristã, não existem duas pessoas iguais, que um indivíduo não deve comportar-se como outro, e que cada um deve ter sua atitude voltada para se espiritualizar. É, também, saber que é uma emanação da Inteligência Universal e que já teve várias existências mais ou menos aproveitadas e que seus frutos se manifestam na atual existência com aspectos positivos e negativos, e que somente esse espírito poderá moldar sua personalidade moral e intelectual, conforme as tendências e anseios que traz no âmago. Além disso, é saber controlar os pensamentos e emoções.

Ser cristão é agir com prudência, honestidade, honradez e sabedoria. É depender menos dos outros e mais de si mesmo. Pensar por si mesmo e não se submeter às ideias, as vontades e os desejos alheios, a título de prostituir a própria alma. Evitar a promiscuidade, a volúpia, a devassidão, tão comuns nos dias atuais, mas tão maléficas à serenidade espiritual.  Ser cristão é, acima de tudo, não adorar a Cristo e não o ver como ídolo, tamanha deturpação histórica que fizeram de seu caráter e seus pensamentos por seus predecessores, e entendê-lo apenas como um espírito muito evoluído que veio a esse mundo para instruir, esclarecer e humanizar e legar uma mensagem: ensinar a espiritualidade, respeitar os semelhantes e pensar o bem.

Pode-se concluir que o racionalismo significa pensar com acerto, estudar e pesquisar para procurar ter as próprias ideias e fazer as próprias análises para melhor conduzir o livre-arbítrio, dependendo menos das cabeças alheias e mais da própria para pensar. Ser cristão é compreender o significado desse tema não no sentido dogmático ou religioso, mas filosófico e espiritual, optando por seguir a estrada virtuosa da prudência, da ponderação e jamais se envolvendo com situações que retirem a serenidade espiritual das parcelas da Inteligência Universal.