O que fazem as Forças Superiores?

Você sabe o que fazem as Forças Superiores? Arrebatam espíritos que permanecem na atmosfera fluídica da Terra e intuem os humanos para proveito espiritual deles, você poderia responder. É verdade, mas apenas isso? Continuamos perguntando.  Certamente, não. Vamos mergulhar neste assunto, mesmo que não profundamente, mas o suficiente para alargar um pouco mais nosso horizonte de conhecimentos espirituais.

Comecemos recapitulando o que são as Forças Superiores. São espíritos, como nós. Como nós? Você pode perguntar com assombro. Sim, mas com uma importante diferença. Enquanto por aqui ainda batalhamos, aqueles já estão desenvolvendo seus projetos e realizando seus trabalhos em campos superiores ao nosso. Daí o adjetivo “superiores”.

Entendo, diria você, são espíritos superiores. Errado, corrigiremos nós. Não existem espíritos superiores ou inferiores, melhores ou piores. Todos têm o mesmo valor e importância. Apenas aqueles estão trabalhando em níveis astrais diferentes, com outras responsabilidades, mas todos, sem exceção, visando a evoluir e aperfeiçoar atributos.

Aclarado este ponto, voltemos à nossa pergunta inicial: o que fazem as Forças Superiores?

Arrebatar espíritos da atmosfera fluídica da Terra e intuir os humanos são parte do trabalho que realizam por aqui, neste nosso mundo temporário. Há muito mais, são trabalhos realizados em outros níveis, como dissemos. Por exemplo, orientar espíritos que entre nós trabalham em corpo fluídico para a realização de diversos trabalhos. Dentre estes podemos citar os que são realizados nas casas racionalistas cristãs, onde auxiliam na formação das correntes fluídicas. Esses espíritos ajudam, também, em outros trabalhos que as Forças Superiores não podem realizar diretamente devido à densa atmosfera fluídica da Terra, que dificulta ou mesmo impede sua presença.

A tudo isso devemos acrescentar que orientam espíritos que, em seus mundos de estágio, projetam sua próxima encarnação. Você pode pensar que as Forças Superiores ordenam a espíritos em vias de reencarnar o que devem fazer. Nada disso. Apenas orientam. Cada espírito tem seu livre-arbítrio para aceitar ou não. O que ajuda é o fato de o espírito em vias de reencarnar não sofrer as perturbações do ambiente terreno e, assim, poder raciocinar e tomar decisões com clareza.

São essas as atribuições das Forças Superiores? Sim, e tem mais.

O Universo é mantido e regido por leis naturais. Se há leis, devem ser cumpridas. Quem as faz cumprir? É a Inteligência Universal por meio de suas parcelas, cada uma trabalhando em sua área de competência. Área de competência? O que é isso? Você pode perguntar. Vamos tentar aclarar este ponto.

Evolução constante. O Racionalismo Cristão nos ensina que todas as Forças estão em processo de evolução, sempre atuando sobre a Matéria. Cada uma delas percorre um caminho que lhe é próprio, que a conduz a uma finalidade determinada pela Inteligência Universal. Um caminho próprio? Sim, isso mesmo, um caminho específico. Evoluir nos reinos da natureza não significa que a Força deve atuar em todas as espécies de plantas, animais ou em todas as áreas de atuação do ser humano. Na sua obra A origem das espécies (Disponível na “Biblioteca” do site www.valdiraguilera.net), Charles Darwin revelou parte deste processo evolutivo. Continuemos aclarando este assunto do caminho próprio.

Quando uma parcela do Grande Foco se individualiza e começa sua longa jornada, a ela já foi atribuída, pela própria Inteligência Universal, uma tarefa definida com funções específicas na dinâmica do Universo. Já na condição de espírito, passando por múltiplas reencarnações, vai seguir um percurso próprio que a levará à sua função no Todo. Por exemplo, aperfeiçoando atributos voltados à área biológica, vai tornar-se biólogo, médico ou outro especialista da área. Essa “especialização” – que foi programada pela Inteligência Universal, como dissemos –, não admite desvios de percurso. Fugir à sua “vocação” por um motivo ou outro – influência dos pais, por exemplo–, somente pode causar prejuízo ao espírito. Este, mais cedo ou mais tarde, retomará sua caminhada, na direção correta.

Outro exemplo: as artes podem ser a “inclinação” de um espírito enquanto ser humano, se assim foi idealizado pela Inteligência Universal.

O que está sendo dito aqui, repetimos, é que uma Força não precisa atuar em todas as espécies dos reinos da natureza, nem exercer todas as profissões ou atividades existentes na sociedade humana. Cada espírito tem seu papel a cumprir aqui e na rica complexidade dos fenômenos que ocorrem no Universo. Papel definido pela Inteligência Universal.

Em resumo, leis existem e precisam ser cumpridas. Nenhuma lei se faz cumprir por si mesma, nem na Terra nem em outros planos. A Inteligência Universal as faz cumprir por meio das parcelas que dela emanaram e se individualizaram. Cada uma delas com funções específicas a serem exercidas nos incontáveis planos astrais.

As Forças Superiores têm muito o que fazer, concorda?