O que fazer quando o filho se entrega ao vício do jogo, perde dinheiro e se endivida?

Peço orientação porque estou passando por problemas familiares. Meu filho está desviado dos estudos e começou a jogar sem limites, perdendo todo o dinheiro e contraindo diversas dívidas. Não sei o que está acontecendo. Ele era muito estudioso, faz faculdade e passou em um concurso; agora está tudo dando errado. Preciso de ajuda para ele urgente. Essa situação está me abalando psicológica e fisicamente. Obrigada pelo atendimento.

Resposta: Prezada, entendemos a sua aflição por um filho que, aparentemente, sem qualquer motivo, desviou-se dos caminhos que eram esperados, entregando-se ao vício do jogo, Felizmente, existem condições para reverter essa situação.

Se ele já é maior de idade, você precisa revestir-se de fortalecimento espiritual, em que não caibam censuras, repreensões, irritações, mas apenas muito amor, calma, paciência e bastante diálogo, para convencê-lo de que precisa de tratamento, em que, com ajuda de outras pessoas, possa ser estimulado a exercer o autodomínio.

Essa tarefa de convencimento teria melhor resultado se ele se dispusesse a comparecer juntamente com você a uma casa racionalista cristã e participasse da limpeza psíquica, que abrirá sua visão para o erro que está cometendo. Só ele, com a consciência desse erro, poderá passar a utilizar seu livre-arbítrio para o bem, e ajudar-se.

A casa racionalista cristã mais próxima da sua residência  você poderá encontrar pelo site www.racionalismocristao.org/pt/instituicao/casas/.

Para seu fortalecimento e obtenção de equilíbrio interior e tranquilidade espiritual, visando à conscientização de seu filho, continue a praticar essa mesma limpeza psíquica também no lar. Caso não conheça a limpeza psíquica, obtenha informações no site www.racionalismocristao.org/pt/atividades/limpeza-psiquica/.

Para ajudar seu filho, primeiramente é preciso revestir-se de coragem, manter o equilíbrio interior proporcionado pela limpeza psíquica, ter calma e paciência, combatendo o abalo emocional e passando a entender que você é o apoio de que ele precisa para abandonar esse vício, e que, para isso, precisa ser forte e passar a ligar-se mais nas coisas espirituais. Queremos firmemente que você obtenha esse fortalecimento espiritual e consiga ajudar seu filho na conscientização de seu erro.