Para quem não conhece nossa filosofia, aí vão alguns detalhes

Tenho problema espiritual; sou de outra igreja, estou com depressão há mais de um ano e sou humilhada, quase a vida toda, sem condições de trabalhar.

Resposta: Prezada, como  é a primeira vez que nos escreve, procuraremos, primeiramente, explicar a você, de maneira simples, a finalidade do Racionalismo Cristão, que é orientar sobre aquilo que somos, ou seja: espíritos em um processo evolutivo, sujeitos a várias existências físicas, em um planeta que é uma escola, para desenvolver vários atributos espirituais como a inteligência, o raciocínio, a lógica, a vontade, o domínio próprio etc., submetidos a leis evolutivas como as de causa e efeito e de atração.

O pensamento exerce força atrativa tanto para o bem, quando vibrado no sentido da prática de boas ações, exercendo assim atração de forças benéficas favoráveis ao seu crescimento espiritual; quanto para o mal, e aí promove a atração de forças maléficas que podem conduzir a pessoa ao desequilíbrio psíquico.

Tomando conhecimento desses ensinamentos necessários a uma vida sã, explanados nas obras essenciais do Racionalismo Cristão, e procurando segui-los, esforçando-se por desenvolver os atributos espirituais do domínio próprio e da vontade, a pessoa passará a reprimir os pensamentos que possam prejudicá-la, dedicando-se exclusivamente a viver a vida de forma produtiva, consciente de que é uma força transformadora de si mesma.

Como nos diz estar deprimida, a orientaremos sobre a maneira de combater este mal do espírito, geralmente originado por irritações, decepções, perdas, acúmulo de preocupações e outros sentimentos negativos acumulados, que culminam com a anulação da própria vontade, necessitando a pessoa empreender reação em sentido contrário.

Para isso, o Racionalismo Cristão orienta sobre a melhor forma de enfrentamento, distribuindo ensinamentos que estão contidos nos livros Racionalismo Cristão, 45ª edição, e A vida fora da matéria, 24ª edição, através de capítulo específico intitulado Pensamento, que estimula a transformação dessa vibração do espírito, de negativos para positivos.

Caso tenha interesse em obter esses conhecimentos, poderá adquirir os livros através do site www.livrariarc.net ou em uma casa racionalista cristã. Além desses ensinamentos importantes, nossa filosofia espiritualista recomenda também a prática diária da limpeza psíquica, que são vibrações de pensamentos direcionados às Forças Superiores – espíritos que não mais precisam de um corpo físico, pois já venceram todas as etapas da evolução terrena – sem conotação de pedido ou súplica, mas com a finalidade de fortalecê-la, e assim possa empreender uma mudança em pensamentos para combater a depressão.

A forma de praticar a limpeza psíquica no lar está especificada no site www.racionalismocristao.org/pt/atividades/limpeza-psiquica/. Outra maneira de adquirir esses conhecimentos e participar desta mesma limpeza psíquica coletivamente é através das reuniões públicas realizadas nas casas racionalistas cristãs.