Passos firmes rumo à evolução

Quando o ser humano desperta para a espiritualidade, é fundamental que siga pelo caminho da evolução com passos firmes, consciente de que dependerá dele próprio chegar com segurança e êxito ao seu objetivo de vida, como ensina o Racionalismo Cristão, conjunto de ensinamentos espiritualistas que transmite ao indivíduo o conhecimento de si mesmo.

O primeiro passo a ser dado pela pessoa é compreender por que está no planeta-escola Terra entre bilhões de outros seres humanos com a mesma estrutura astral e física, mas variados graus de evolução. Ela perceberá que não é diferente de ninguém. Todos são iguais, diferindo entre si apenas quanto ao nível individual de espiritualidade. Daí não haver sentido para qualquer tipo de discriminação ou preconceito, pois escolhas relacionadas à nação, à família, ao gênero, ao grupo étnico e a outras particularidades são autoimposições do espírito necessárias ao seu caminhar evolutivo em determinada existência neste mundo, porém modificadas a cada vivência em corpo humano à medida que aprimora seus atributos e suas faculdades.

Os passos seguintes devem levar em conta as características humanas, para haver melhor compreensão da vida no seu aspecto amplo, construtivo e transformador. É necessário ter compreensão e tolerância na convivência com os semelhantes, é importante criar um ambiente de harmonia e paz ao redor, pois o mundo está conturbado: nações não se entendem, famílias se desagregam, discussões e brigas são rotineiras.

Comportamento. Todavia, se a pessoa entendeu por que o espírito é uma emanação da Inteligência Universal, passou a se reconhecer como um ser humano em evolução no planeta e certamente age de outra forma diante de tanta confusão, motivo até para muita gente perder a vontade de viver. Aprendeu a não se achar diferente dos semelhantes nem se julgar melhor que eles, pois sabe que, em geral, eles têm conflitos interiores e dúvidas existenciais em razão de desalinhos da própria mente. Logo, vê este mundo com o sentimento de solidariedade que vem do fundo da alma já compreensiva e mais tolerante. Leva sua palavra amiga com um sorriso nos lábios aos indivíduos que ouvem com interesse e atenção, porém ainda carentes de espiritualidade, ensinando-os a também percorrer o caminho da evolução espiritual, tornando-se melhores a cada dia.

Quem recorre ao Racionalismo Cristão como filosofia de vida que fortalece, esclarece e espiritualiza o ser humano em evolução na Terra sente bem-estar psíquico e físico ao frequentar as casas racionalistas cristãs e pôr em prática seus princípios e sua disciplina. A luz astral se faz presente quando a pessoa está espiritualmente bem assistida. A luz solar pode incidir sobre um pedaço de carvão, mas dele nada resplandece, ainda que contenha carbono como elemento químico na sua composição. Todavia, se a luz do Sol recair sobre um diamante, que maravilha! Ele brilha sem nada igual depois de lapidado, porque o carbono, que também o constitui no seu estado bruto como única substância química, ficou sujeito a temperatura e pressão muito elevadas durante milhões de anos.

Comparação. É a analogia que fazemos para exemplificar a pessoa já lapidada pela espiritualidade comparada àquela que trilha o caminho da materialidade como objetivo de vida. O ser humano espiritualizado foi lapidado pelas experiências de vida por que passou. Está preparado para espalhar sua luz espiritual ao redor, alcançando os que com ele convivem. O materialista está em desalinho com as forças do bem, enquanto o espiritualista está conectado com a luz do esclarecimento proveniente do Astral Superior. Estudar o Racionalismo Cristão e seguir seus ensinamentos é o melhor caminho que o indivíduo pode escolher para ter êxito na vida por seu próprio mérito.

Portanto, é necessário haver grande força de vontade e muita perseverança por parte de todos que percorrem o caminho da evolução. Depende exclusivamente de cada um a lapidação do caráter como artífice do próprio eu. Não há nenhum lapidador espiritual que faça esse trabalho para alguém. Promessas desse teor são vazias de qualquer sentido, pois a evolução espiritual é tarefa que não aceita delegação de competência nem de responsabilidade. Indivíduos intolerantes, carrancudos, que causam aborrecimentos de toda ordem irão modificar-se para melhor em razão da força interior que cedo ou tarde sempre se manifesta de forma positiva, não importa o número de existências necessárias para isso ocorrer. Com o fortalecimento espiritual que vem dos campos superiores da espiritualidade todos alcançarão seus objetivos evolutivos.