Pensamentos negativos e positivos

Pensar é uma faculdade do espírito. Não somente dele, mas esta é uma outra história que deixamos para depois evitando, assim, nos distanciar do assunto que queremos tratar agora.

Nossos pensamentos são responsáveis pela qualidade de vida que levamos. Pensamentos negativos tornam a vida mais difícil, muitas vezes com sofrimentos que poderiam ser evitados. Têm um viver mais tranquilo, sem muitas pedras pelo caminho, aqueles que nutrem pensamentos positivos.

“Já sabia disso”, você pode dizer e, em seguida, perguntar “mas o que vêm a ser esses tais de pensamentos negativos e positivos?” Outros podem ter a mesma dúvida. É por esta razão que este artigo foi escrito. Esperamos que possa ser útil. Comecemos entendendo o que é o pensamento.

Pensar é um fenômeno resultante de vibrações do espírito. Essas vibrações criam ondas que se propagam no espaço e, como as ondas em geral, se combinam com outras de mesma qualidade.

A combinação resulta da afinidade que existe entre as vibrações e é regida por uma lei espiritual, a lei de atração e repulsão. Essas ondas carregam os sentimentos que geraram o pensamento e se mantêm ligadas ao espírito emissor enquanto perdurar aqueles sentimentos.

Uma lição que resulta imediatamente desse ensinamento é não nos ligarmos a pessoas de mau caráter, ou psiquicamente desequilibradas. Ao pensarmos nelas estaremos entrando em sintonia com os sentimentos que elas nutrem, com repercussões em nós mesmos. Este é um exemplo de pens0amento negativo. Falar mal de pessoas, manter discussões acaloradas, deixar-se levar pelo mau humor, queixar-se sempre são outros exemplos.

O pessimismo é terreno excepcionalmente fértil para germinar pensamentos negativos. Procuremos, portanto, não nos deixar levar por este pernicioso estado de espírito.

“E quanto aos pensamentos positivos?”, você pode perguntar. Estes surgem naturalmente quando estamos de bom humor. Neste estado de espírito, os pensamentos externos a que nos ligamos, pela mencionada lei de atração, são de mesma qualidade, proporcionando-nos benefícios psíquicos inestimáveis.

Estamos irradiando pensamentos positivos quando cuidamos firmemente de cumprir nossos deveres, quando decidimos com determinação corrigir nossos defeitos, quando nos esforçamos sem vacilar em praticar os ensinamentos oferecidos pelo Racionalismo Cristão. Pensamentos positivos tornam-nos, assim, pessoas melhores.

Vimos que nossos pensamentos são a causa das situações que criamos em nossa vida, pois a lei da atração funciona a todo momento, sem falhar, para todas as pessoas, mesmo aquelas que não a conheçam.

É verdade que nada nos obriga a irradiar pensamentos negativos ou positivos. A escolha, de ser feliz ou infeliz, é nossa e apenas nossa. Então, qual vai ser a sua escolha?