Positividade – O valor das atitudes positivas

Positividade é o conjunto de conhecimentos inerentes ao campo de estudos da Psicologia Positiva. A palavra inglesa mindset, conhecida e usada pelos psicólogos dessa linha, já se acha incorporada à língua portuguesa. Positividade é, pois, um estilo, uma tendência, uma perspectiva de vida que consiste em se concentrar em tudo que é bom e praticar o bem na condução de nossa vida. Neste tema trataremos do básico disso, identificando alguns dos inumeráveis benefícios que esse tipo de atitude nos proporciona, e mencionaremos algumas das técnicas usadas para tirar o melhor proveito dessa salutar prática.

Afinal, o que é uma atitude positiva? Uma boa definição nos é dada por Remez Sasson no seu website www.successconsciousness.com/: “O pensamento positivo é uma atitude mental e emocional que se concentra no lado positivo da vida e espera resultados positivos.” Outra definição mais abrangente vem de Kendra Cherry, em seu livro Very Well Mind: “O pensamento [positivo] realmente significa abordar os desafios da vida com uma perspectiva positiva. Não significa necessariamente evitar ou ignorar as coisas ruins; em vez disso, envolve, também, aproveitar ao máximo as situações potencialmente ruins, tentar ver o melhor das outras pessoas e ver a si mesmo e suas habilidades sob uma luz positiva.”

Das definições cotadas acima podemos chegar à conclusão do que seja uma mentalidade positiva, definindo-a como a tendência a focar seus pensamentos no lado positivo de suas atitudes e ações, esperar resultados positivos delas e enfrentar os desafios com uma perspectiva positiva. Enfim, isso significa que ter uma mentalidade positiva é tornar, continuamente, o pensamento positivo um hábito e tirar o melhor proveito de qualquer situação em que se encontre (veja o quadro).

É evidente que a lista é muito mais extensa. As pessoas espiritualmente mais evoluídas sabem estender e usar os valores incorporados à sua mentalidade positiva com muita naturalidade. Ter mentalidade positiva é avançar no seu grau de espiritualidade, crescer na sua evolução. Os benefícios colhidos são enormes. Não se trata apenas de viver uma “boa vida”, mas também, de “conviver amorosamente” com todos os que nos cercam.

Com o foco mental de nosso viver direcionado para a positividade, obtermos esses benefícios é função dos pensamentos e atributos espirituais mais elevados que podemos cultivar. O único esforço a fazer é convencer a nós mesmos que vale a pena agir nessa direção, integrando esses valores como real cumprimento de nossos elevados deveres espirituais.

Não devemos desconhecer que as negatividades e comportamentos disparatados, até mesmo esdrúxulos, estão por toda a parte. Quem vive em sociedade sabe muito bem que a vida não é sempre cor de rosa. Mas dispomos do poder de escolha – o nosso livre-arbítrio para selecionar o que melhor se encaixa para a nossa evolução, não perdendo de vista que o crescimento espiritual está sempre ao nosso alcance e só depende de nossa própria vontade. Devemos ficar alertas e não devemos perder o controle dessas situações difíceis em nenhuma hipótese e submetermo-nos às desgraças do mundo.

Por outro lado, reafirmamos que não devemos, em nenhuma hipótese, nos submeter a esses perigos, ameaças e vicissitudes. Essa é uma atitude essencial e vital para vencermos os pensamentos e as emoções negativas, ampliando e construindo novos recursos, lapidando os atributos que possuímos e reforçando nossa força de vontade.

Todos nós sabemos que, no mundo de escolaridade em que vivemos, não é fácil ser feliz, mas não é impossível. Ao menor descuido, encontramos negatividades por toda a parte. Portanto, não basta evitar o mal; é preciso praticar o bem. Devemos procurar manter essa linha de atuação, educando e reforçando nossa vontade e fazendo o melhor que pudermos, sempre, todo o tempo. Cultivemos sempre emoções positivas. Com o foco nessa perspectiva e esforço, venceremos sempre. Com certeza, saberemos lidar com essas vicissitudes.