Qual a diferença entre mundo de estágio e mundo-escola?

Qual a diferença entre mundo de estágio  e mundo-escola?

 

Questão discutida pelos moderadores do Fórum de estudos e debates da filosofia espiritualista racionalista cristã (GrupoRC)

A resposta que estamos apresentando teve por base a obra essencial Racionalismo Cristão, 45ª edição.

O Universo é constituído de Força e Matéria. A Força está em constante e imperiosa evolução. Somente após passar pelos domínios da natureza é que a Força tem os atributos necessários para atuar em um corpo humano. A partir daí, passa a ser denominada espírito e a pertencer aos mundos espirituais. Cada espírito pertence, portanto, não mais aos mundos-escola do plano físico como a Terra e sim ao mundo espiritual relativo ao grau de evolução atingido.

A evolução do espírito se dá nos mundos-escola, ou mundos de escolaridade. É nesses mundos de escolaridade que espíritos promovem, entre si, o intercâmbio de conhecimentos intelectuais, morais e espirituais.

Intelectualidade. Onde se desenvolve a intelectualidade? Daí ser lícito inferir que mundos de escolaridade não são apenas os mundos-escola do plano físico, como a Terra. É preciso fazer notar que, embora o livro Racionalismo Cristão não mencione explicitamente essa conclusão, parece-nos perfeitamente lógico concluir que há mundos de escolaridade também no Espaço. É nesses mundos que espíritos do Astral Superior evoluem desenvolvendo tarefas mais complexas. Uma diferença importante com respeito aos mundos-escola do plano físico é que nos mundos de escolaridade superiores não há as perturbações intrínsecas dos mundos-escola do plano físico, como a Terra. Por esta ótica, o conceito de escolaridade torna-se mais amplo.

O livro citado, no capítulo Espaço, nos ensina que os mundos de escolaridade são de natureza idêntica à do nosso planeta. Em nosso entendimento, natureza idêntica não significa mundos do plano físico, como o mundo-escola Terra, mas, sim, mundos onde o espírito desenvolve atividades condizentes com seu grau de evolução. Sabemos que uma universidade é uma escola de natureza idêntica à de uma escola de ensino fundamental, isto é, numa e noutra se ministram ensinamentos apropriados aos alunos que as frequentam. Porém, há uma diferença entre essas escolas, embora sendo de mesma natureza. A diferença é o grau de conhecimento entre os alunos que frequentam uma ou outra.

Programação das metas. Mundo de estágio é onde o espírito programa suas metas e atividades a serem cumpridas em mundos de escolaridade. Por exemplo, ao deixarem o mundo de escolaridade, dependendo de seu estado de lucidez, espíritos são encaminhados imediatamente ou, mais cedo ou mais tarde, ao seu mundo de estágio, de onde e somente de onde, poderão voltar a mundos-escola. O espírito acelera sua evolução em mundos de escolaridade, pois nestes há atividades e trocas de conhecimentos possibilitadas pelo convívio com outros espíritos de graus diferenciados de evolução.

Em resumo:  mundo de estágio é onde o espírito planeja suas metas e atividades a serem desenvolvidas em mundos de escolaridade e, também, avalia se estas metas e atividades foram cumpridas após sua jornada em mundos de escolaridade; mundo de escolaridade é onde o espírito busca desenvolver suas metas e atividades planejadas em mundo de estágio buscando adquirir maior conhecimento e experiência. Portanto, maior evolução.

Finalmente, lembremos que nossas conclusões serão mais abrangentes e ricas se não nos limitarmos a raciocinar com base na nossa experiência e conhecimentos do mundo físico. Isto é, será muito mais produtivo raciocinar sob uma perspectiva universal, em vez de terrena. Ainda em outras palavras, nossas ponderações devem ter por base, isto é, devem levar em consideração o espírito em sua própria natureza e não em sua condição temporária de expressão na forma humana. É uma tendência, até compreensível desenvolver nossas análises sob a perspectiva de ciclos de existências físicas. Esses ciclos são etapas temporárias da trajetória evolutiva de um espírito. Devemos extrapolar esses conceitos se quisermos enriquecer nossos conhecimentos espirituais.