Quando filhos parecem ruins, o problema pode ser dos pais

Meu filho de cinco anos demonstra que não gosta de mim, diz coisas que me ofendem. Como devo proceder? Penso que ele pode crescer cada vez pior, agressivo. Às vezes penso em deixá-lo ir morar com o pai dele.

Resposta. Prezada, pelo seu relato, você tem observado atitudes inconvenientes de seu filho de cinco anos. Procure analisar os motivos dessas atitudes. Procurando observar em si mesma e em seu marido a forma como tratam o filho. Estão dando carinho, atenção constante? Estão sempre próximos a ele, acompanhando todas as atividades que ele faz? Em geral, os filhos reagem de acordo com o que observam e sentem nas ações de seus pais. Por isso, é essencial que ambos, mãe e pai, se conheçam bem e vejam como têm convivido com seu filho. Muitas vezes, faz-se necessário acompanhamento com um orientador de casais para que saibam como proceder com o filho. A partir de mudanças na forma de agir de ambos, poderão observar mudanças no comportamento da criança, estejam certos disso.

Você aponta como solução, o seu afastamento da criança. Você acha sinceramente que um filho longe do pai ou da mãe será mais feliz? A presença dos pais na infância, oferecendo exemplos de honradez, de amor, de carinho, é muito importante na formação do caráter da criança.

O Racionalismo Cristão orienta a família para que cumpra sua missão na educação dos filhos. Procure estudar as obras editadas por esta filosofia, pois nelas encontrará orientações seguras para um viver mais feliz.

Faremos uma rápida apresentação dessa filosofia, caso você ainda não a conheça. O Racionalismo Cristão não é um centro espírita. O Racionalismo Cristão é uma filosofia espiritualista que trata da evolução do espírito. Explica, através da razão e do raciocínio, o que somos e o que fazemos neste planeta-escola, que é a Terra.

O Racionalismo Cristão é um conjunto completo de ensinamentos espiritualistas, porque transmite ao ser humano o conhecimento de si mesmo, sendo capaz de mostrar-lhe o que há de mais importante e fundamental – o próprio eu – remoto, presente e futuro, de que dependem a saúde, o bem-estar, a felicidade, e, com isso, um mundo menos agressivo, menos intolerante, mais justo e compreensivo.

O Racionalismo Cristão afirma ser o Universo composto de Força e Matéria. A Força – que incita e movimenta todos os corpos (Matéria) – é o Princípio Inteligente que interpenetra todo o Universo. Esse Princípio Inteligente é compreendido pela maioria das pessoas como Deus, que o Racionalismo Cristão prefere denominar Força Criadora, Grande Foco ou Inteligência Universal, da qual somos uma parcela que contém os mesmos atributos em forma latente, para serem desenvolvidos e aperfeiçoados nas inúmeras existências por que passamos na Terra.

O Grande Foco mantém o Universo regido por leis evolutivas, às quais estão sujeitos todos os seres, não admitindo assim o Racionalismo Cristão provações, predestinações nem milagres. A filosofia racionalista cristã ensina que todos os atos de nossa vida decorrem do emprego do livre-arbítrio, faculdade espiritual controlada pelo pensamento, raciocínio e pela vontade. Por isso, conforme pensarmos, assim seremos, o que de mal desejarmos ao próximo a nós mesmos estaremos a desejar e o que de bem fizermos, em nosso benefício redundará, pois seremos aquilo que quisermos ser. Ensina, pois, a não se cultivarem sentimentos de ódio, de inveja, ou de malquerença.

Pelas explicações acima, você já deve ter percebido que não adotamos práticas semelhantes às de centros espíritas, não interferimos no livre-arbítrio das pessoas, respeitamos a vontade dos seres humanos, por sabermos que todos são responsáveis por suas escolhas.

Entre as orientações oferecidas pelo Racionalismo Cristão, é muito importante a prática diária da limpeza psíquica no lar, que promove o fortalecimento espiritual de todos seus componentes.