Racionalismo Cristão homenageia Luiz Thomaz em seu sesquicentenário

Em comemoração aos 150 anos de nascimento de Luiz Alves Thomaz, co-fundador, com Luiz de Mattos, do Racionalismo Cristão e do Jornal A Razão, a sede mundial da filosofia racionalista cristã homenageou-o com uma transmissão de âmbito mundial, através do canal no YouTube, página do Facebook e webRádio A Razão. Na oportunidade, centenas de pessoas interagiram através dos chats e do WhatsApp, enviando mensagens para o programa Conversa com o presidente, em que foi destacada a biografia escrita por Galdino de Andrade, Luiz Thomaz, benfeitor da humanidade, lançada em 2016.

Durante o programa, Gilberto Silva, presidente do Racionalismo Cristão, leu textos e, por meio de dois vídeos, preparados especialmente para a ocasião, apresentou diversas imagens do mestre Luiz Thomaz.

Na abertura do programa, Gilberto Silva explicou aos assistentes que “a presente reflexão não pretende expor a síntese de um texto de ficção, nem a de uma narrativa histórica ou biográfica. Nosso principal objetivo é compartilhar os conhecimentos vivos e transformadores que emanam do estilo, da personalidade e da alma de Luiz Thomaz. Todas as suas realizações dão conta da grandiosa estatura moral que possuía, alicerçada por uma inteligência sempre aberta à prodigalidade da vida e por uma coragem verdadeiramente extraordinária”.

Qualidades. Disse, ainda, que “falar de Luiz Thomaz é falar de um coletivo de qualidades arrematado por um caráter vivaz e robusto, pleno de humildade e de heroísmo. A beleza de sua trajetória brilha de tal forma até os nossos dias, que não titubeamos em afirmar que seu exemplo põe de pé aqueles que se encontram sobrecarregados pelos problemas da vida, da mesma maneira que entusiasma empreendedores, anima projetos e ilumina consciências. Toda a sua existência neste planeta foi um autêntico hino ao altruísmo – a um altruísmo diferenciado e raro, alimentado pela seiva do trabalho honesto, discreto e disciplinado.”

A dignidade, a maturidade espiritual, a brandura, a compostura, o brio e o comedimento que formam e informam a personalidade de Luiz Thomaz transcendem a quaisquer narrativas biográficas, não que elas não tenham valor ou importância – claro que têm! –; apenas não dão.

O valor excepcional de Luiz Thomaz

Comemoramos nesta semana o sesquicentenário do nascimento de Luiz Thomaz, ilustre co-fundador do Racionalismo Cristão. Passaram-se aproximadamente 90 anos de seu desenlace, mas sua memória continua a ser celebrada. E por que isso se dá? Porque a fecundidade de sua vida continua a produzir abundantes frutos. Por termos plena consciência do valor excepcional desse gigante da espiritualidade – que soube afirmar magistralmente, com humildade e perseverança, a importância do trabalho, da disciplina e da honra – é que lhe dedicamos esta crônica, sabedores, todavia, da insignificância do presente momento ante a grandiosidade do espírito de Luiz Thomaz.

A relevância e o impacto modelador da presença viva de Luiz Thomaz no seio de nossa comunidade está evidente no amor ao trabalho, no respeito à disciplina, na reverência à prudência que todos os seus verdadeiros discípulos nutrem.

Sabemos que a homenagem mais apropriada e autêntica dirigida a um espírito da magnitude de Luiz Thomaz não é a do elogio entusiástico, a do discurso eloquente, a de um texto literário bem estruturado, mas a do sincero empenho em compreender e dignificar seu extraordinário legado.

Nesta sintética crônica, elaborada com enlevo e reverência, certamente não conseguiremos alcançar todas as dimensões da multifacetada personalidade de Luiz Thomaz; contudo, pretendemos suscitar um itinerário reflexivo acerca de suas sublimes virtudes. Poder-se-ia ponderar que nosso homenageado viveu em outra época, respirou outros ares, vivenciou experiências muito distintas das nossas. Porém tal entendimento seria deveras superficial e desconexo, pois a virtude central da vida de Luiz Thomaz – a humildade – é imperecível e imorredoura, sempre atual e mesmo imprescindível ao desenvolvimento ético e espiritual do ser humano em todas as épocas e em todos os lugares.

Não deixa de ser significativo que Luiz Thomaz, vivendo imerso em um ambiente empresarial, de puro empreendedorismo, cuidando de assuntos negociais e mercantis, soube direcionar suas melhores energias para a consistente ampliação de suas potências espirituais. Sabendo identificar as diversas circunstâncias do viver, dando a cada esfera da vida a devida atenção, nosso homenageado foi capaz de deixar as solicitudes e apelos da matéria, libertar-se das amarras dos sentidos físicos e entregar-se admiravelmente à espiritualidade, lutando de maneira heroica pelo bem comum.

Amigos, todos possuímos, em potencial, as qualidades de Luiz Thomaz. Diante da força emancipadora de seu exemplo, colocamo-nos em melhores condições de desenvolvê-las. Por essa razão, ele sempre será uma referência e um modelo para nós e para todos os seres humanos que buscam aperfeiçoar-se moral e espiritualmente.