Reconheça seu valor e valorize-se pelo que você é

Conheço o Racionalismo Cristão desde criança, mas não consigo reagir. Sempre que posso, leio ou ouço algo sobre ele, mas parece que não entra em minha cabeça e nada muda. Acabo sempre me perdendo em outras coisas sem importância.

A minha vida neste momento está um pouco conturbada. Dia desses, assistindo a um vídeo sobre a importância da mulher, me senti envergonhada,  pois não consigo dar conta de tudo: casa, trabalho, marido e filho. Cuido com mais afinco do meu filho, mas não consigo dar conta do restante como gostaria. O relacionamento com meu marido não vai bem, não sei se por culpa minha. Mas ele me ajuda pouco e eu acabo assumindo todas as responsabilidades. Às vezes me parece que ele não queria estar aqui com a gente, preso em um compromisso, pois quase não conversa comigo, brinca pouco com o filho e volta para o interesse dele, que são a TV e o videogame. Fico muito triste, porque não sei onde errei, pois me sinto muito só e mal amada.

Com isso não sei se realmente sou uma boa mãe. Faço tudo por meu filho, cuido, dou todo meu carinho, mas tenho medo de não saber passar para ele que deve ser  um homem forte e de valor, quando eu não sou. Não sou forte, não sei dizer não, me impor diante das situações, falar o que penso. Sempre fui muito tímida e isso me atrapalhou em tudo, e hoje tenho vergonha de todas essas coisas, de mostrar que posso ser alguém e ter opinião. Deixar de me sentir incapaz e oprimida. Pois engulo muitas coisas, principalmente no casamento, por medo de ficar sozinha com um filho. Ou de separar e ter que dividir a guarda. Acho isso muito ruim para uma criança, mas por outro lado não sei como reaproximá-lo do pai. Não sei a que ponto isso pode prejudicá-lo.

Minha mãe, que também conhece o RC, é uma pessoa que se doa muito por todos e isto a esta consumindo.  Tem um irmão viciado em drogas que perdeu o emprego e fica dia e noite tirando o sossego dela, e eu não sei o que fazer. Gostaria de dar um ultimato, mas não tenho coragem, e tenho medo da reação porque ele é violento, e com isso minha mãe também esconde muitas coisas para não causar atritos com ele, porém não aguento mais vê-la assim. Está a cada dia mais abatida, e eu sofro muito.

Gostaria de ser forte. Meus pais e meu filho são tudo para mim, é difícil demais vê-los assim, não consigo estar feliz nunca, porque eu não consigo ser forte e resolver todos esses problemas, estou sempre mal, com dor de cabeça, pelo corpo. Desânimo. Eu só queria ter mais disposição, alegria, tranquilidade, menos ansiedade, arrancar essa sensação de inferioridade e timidez de mim para trazer uma vida melhor principalmente para meu filho. Sou uma pessoa tão pessimista  que estava vendo atrasos em meu filho, que me deixaram desesperada e mais enfraquecida. Sinto muita vergonha. Eu só quero ser um bom exemplo para ele e ensinar o caminho valoroso a ele. Mas se eu não reagir, como será? Essa minha grande dificuldade pode ser espiritual?  Algum tipo de sensibilidade?

Resposta: Prezada, por seu filho você será capaz de tudo, até mesmo de modificar o seu pessimismo e transformá-lo em otimismo, pois esse exemplo é o que transmitirá para ele, deixando de irradiar pensamentos de medo, que são extremamente negativos. Acredite em si mesma e num futuro promissor para ele, criando imagem mentais positivas; e acredite também nas Forças Superiores, às quais estará ligada por esses pensamentos de valor.

Não se cobre tanto, criando para você uma situação de ansiedade e depreciação, pois, ao tentar efetuar modificações radicais, ou seja, de uma hora para outra, talvez possam ocorrer falhas comuns a todos os espíritos em aprendizado; pense que a natureza não dá saltos e as mudanças vão ocorrendo pouco a pouco; mas não deixe de vigiar seus pensamentos ao menor sinal de pessimismo e tenha a convicção de que a melhor reação é transformá-los em pensamentos otimistas.

Para ser otimista, é necessário reconhecer o seu próprio valor, deixando de depreciar-se por aquilo que ainda não consegue ser; e valorizar-se por aquilo que é, ou seja: uma boa mãe, uma boa esposa, uma boa filha, um espírito em evolução, sujeito a acertos e erros como todos os que estão aqui neste planeta-escola.

Tenha confiança em si, de que é uma Força, um espírito, com capacidade de vencer suas limitações, mas não faça isto criando situações de ansiedade ou depreciação. Reconheça sempre o seu valor.

Continue a persistir nas suas leituras, pois embora pareça que não as consiga absorver, estes ensinamentos estarão impregnados em você, pelo esforço empreendido no seu aprendizado. Esse aprendizado e essa aproximação das Forças Superiores são proporcionados atualmente pelas reuniões públicas a distância, que estão sendo realizadas no Youtube, com o presidente Gilberto Silva, às terças e quintas-feiras, às 16 horas, e às 20 horas, em forma de Conversa com o presidente, abordando temas sugeridos pelos assistentes, através do site  www.youtube.com/c/racionalismocristao.