Riqueza material ofusca o conhecimento espiritual

Tudo começou em 26 de janeiro de 1910, com a fundação do Racionalismo Cristão. Luiz de Mattos foi o autor desses magníficos ensinamentos que, postos em prática, tornam-se uma filosofia de vida. Hoje estamos comemorando a fundação do Racionalismo Cristão, o Dia da Espiritualidade e o dia da ascensão do Correspondente Cachoeiro de Itapemirim a Filial do Racionalismo Cristão, que foi no dia 13 de janeiro de 1984.

Assim começou seu discurso o dirigente-geral da Casa, em exercício, Antonio Carlos de Carvalho, que salientou: sabemos que o Universo é composto de Força e Matéria, com suas leis evolutivas, que englobam os domínios da natureza nos quais os seres humanos estão envolvidos no processo de evolução, neste plano físico, num trabalho para alcançar campos superiores onde outras leis regem a vida. A qualidade da vida que levamos no plano físico é determinada pela utilização do livre-arbítrio, sabemos que o caminho é longo para o espírito no seu processo de evolução; sabemos também que encontramos nesse caminho dificuldade, mas as pessoas que se conhecem sabem que a força está no pensamento e vence os obstáculos, porque sabe atrair do campo superior força positiva.

Ser feliz é o grande anseio do ser humano, mas infelizmente a maior parte da humanidade vincula felicidade à conquista de bens materiais, muitas vezes a riqueza material ofusca o mais importante, que é o conhecimento espiritual. A finalidade da filosofia racionalista cristã é fortalecer, esclarecer e espiritualizar, todavia a felicidade não deve ser vista como uma crença a ser abraçada com fé, mas sim uma certeza baseada na convicção do estudo da espiritualidade.

Luiz Thomaz o cofundador trabalhou na estrutura material construindo Casas adequadas para o lançamento da Filosofia, para ter autonomia de dizer a verdade sem nenhum subterfugio, livre de quaisquer sujeições. Dessa forma, o Racionalismo Cristão vem divulgando seus ensinamentos sempre atualizados como se observa no livro RC 46ª, mantendo disciplina e sua essência espiritual deixada pelo autor Luiz de Mattos. A primeira edição da autêntica filosofia espiritualista foi escrito em 1914, hoje apenas 110 anos depois, já estamos na 46ª edição do livro Racionalismo Cristão, base da majestosa Filosofia.

A militante espiritualista Cilma Bittencourt lembrou na reunião que o Racionalismo Cristão ensina que o pensamento é a força saturada de poder para o bem ou para o mal (construtivo ou destrutivo), e por essa razão todos devem pensar em coisas boas, imaginando que tudo correrá bem, e proceder de maneira que elas realmente corram bem. Portanto, raciocínio em ação, serenidade, perspicácia e muita coragem e valor para enfrentar as situações difíceis!

Ninguém deve temer coisa alguma, quando faz do pensamento um escudo contra as fraquezas e os vícios. Não deve esperar da vida terrena somente flores, porque não faltarão dificuldades ou aborrecimentos, mas tudo isso será superado; afinal, o espírito está na Terra para lutar e, se souber manter a chama da luta, alcançará o triunfo, mais cedo ou mais tarde. O espírito sente-se fortalecido e revigorado quando é útil com espontaneidade nas ações voltadas para o bem comum. Aprendam, pois, a pensar com elevação de espírito, agir com critério e bom senso, sendo ponderados e justos, por ser este o dever de todos os esclarecidos que têm por obrigação adotar uma atitude mental positiva.

Enquanto no salão principal da filial transcorria a solenidade, com os discursos de praxe, o casal Felipe e Nelcilene distraía na sala das crianças os pequenos para que seus pais pudessem assistir com mais tranquilidade as atividades e melhor assimilar as mensagens transmitidas pelos oradores.