Saiba superar as adversidades

Tenho 26 anos e desde muito nova estudo e frequento o Racionalismo Cristão, uma das melhores coisas que me aconteceram. Sinto-me privilegiada, pois foi nesta linda Doutrina que aprendi o que sou, de onde vim e para onde vou, aprendi e continuo a aprender como o pensamento é uma das bases para que possamos viver uma vida amena e continuar a nossa evolução neste planeta-escola. Nas poucas vezes que enfraqueci por certos sentimentos inferiores consegui superá-los, elevando meu pensamento e focando nos meus objetivos, mas desta vez sinto um enorme vazio, uma certa angústia, e não consigo compreender por que tal sentimento.
Estou sendo deixada pela segunda vez pelo meu namorado, aquele que escolhi para construir uma família, aquele a quem, de alguma forma, por alguma razão, sinto que estou ligada. Essas interrupções não foram por falta de companheirismo, cumplicidade e carinho, mas objetivos divergentes, ele procurando alcançar seus ideais e eu viajando em busca dos meus.
Isto é muito angustiante, não tenho forças, falta ânimo. Incrível que esteja acontecendo pela segunda vez a nossa separação pelo mesmo motivo.
Não consigo superar, sinto-me fraquejar. Esse sentimento inferior me faz perder o equilíbrio emocional e começar a tratar mal as pessoas que me rodeiam. Sei que a vida segue sempre de acordo com as nossa escolhas. Já namorei com outros rapazes antes e a relação sempre terminou e segui em frente sem problema algum, só com essa pessoa é diferente, mas não consigo explicar. Acordo sempre com o mesmo sentimento de angústia, tristeza e revolta e sem forças nem concentração para trabalhar. 
Resposta: Prezada, todos os seres humanos têm os seus momentos de tristeza, de decepção, de sofrimento, porém é preciso reagir com coragem e decisão, é preciso lutar para superar as adversidades que são, também, importantes para o crescimento espiritual. Sobre esse assunto, Luiz de Mattos assim se expressa em uma de suas doutrinações:
“Os sofrimentos são enfrentados pelos fortes de espírito, que os encaram de fronte erguida, pois a fortaleza reside dentro do eu da pessoa, e ela, sabendo raciocinar com valor, resolve coisas difíceis com relativa facilidade”.
Portanto, dê tempo ao tempo, siga corretamente a disciplina racionalista cristã, aprenda a raciocinar com clareza, seja paciente, compreensiva e resignada, aprenda a controlar seus pensamentos e suas emoções, direcionando-os, com firmeza e otimismo, para valores nobres e positivos.
Lembre-se de que todos nós somos o que pensamos. Se fraquejamos, somos imediatamente envolvidos por correntes maléficas que nos perturbam e nos deprimem. Mas se somos fortes e decididos, se vibramos nossos pensamentos nas correntes positivas, somos bem assistidos pelas Forças Superiores, as soluções aparecem e recuperamos a paz e a tranquilidade.
Você, como militante do Racionalismo Cristão, tem uma grande responsabilidade, e precisa dar exemplos de coragem e valor. Sendo assim, mire-se nos exemplos dos nossos líderes de outrora, reflita bastante nas belas palavras desse trecho de uma das doutrinações de Antonio Cottas, e modifique-se para melhor.
“Ser forte e resistente é dever do ser espiritualmente esclarecido. Caminhar de fronte erguida, não temendo a tempestade, sabendo de antemão que logo após vem a bonança, esse é o proceder dos fortes de espírito. Feliz aquele que sabe lutar, que enfrenta o sofrimento com resignação, para ultrapassar os obstáculos com altivez e valor. Nada na vida física é conseguido com palavras, mas, sim, com ação, muito trabalho e coragem para lutar e vencer”.