Semelhança entre o militante do RC e o atleta

É possível fazer uma comparação entre o desempenho ou eficiência evolutiva máxima a ser alcança por um assistente assíduo ou militante com um atleta de competição. Quando não ocorrem interrupções no treinamento e a presença é contínua nas competições, o atleta pode atingir o máximo de sua eficiência e conquistas.

Se, porém, houver contusão, problemas externos que perturbem o equilíbrio e determinação, desvio de propósito devido a ilusões, como a fama e o dinheiro, não atingirá o máximo que poderia atingir. Ao interromper, precisará recuperar o tempo perdido, necessitando esforçar-se para chegar ao nível que tinha antes e terá que se superar para atingir o máximo, dentro de suas possibilidades. Poderá também não atingir o objetivo, por não ter mais tempo hábil para isto, as oportunidades não serem as mesmas, aparecerem problemas familiares, novas contusões ou outros obstáculos.

Quando um assistente assíduo ou militante descontinua seu aprendizado e colaborações com a filosofia espiritualista, para alcançar o nível em que se encontrava anteriormente, se conseguir voltar, precisará superar-se para atingir o objetivo máximo, dentro de suas possibilidades.

Para evitar a descontinuidade no aprendizado e colaboração, é necessário chegar à convicção quanto à importância desse aprendizado e colaboração para sua própria evolução e a da humanidade. Não perder a oportunidade de extrair o máximo do aprendizado e colaboração ao ter uma casa racionalista cristã em sua cidade. Entender que muitos dos obstáculos que aparecerem em sua vida têm como objetivo desviá-lo do caminho da espiritualidade e colaboração. Ao não permitir que algo atrapalhe o seu desempenho, não terá remorsos ou arrependimentos por não ter aprendido, praticado, colaborado com a filosofia racionalista cristã e a humanidade.