Supervalorização do lado material da vida traz danos à alma

Muitas pessoas alimentam inúmeros temores. Temem não serem aceitas pelos semelhantes ou ficarem superadas em suas posições profissionais, sociais e até culturais ao não se tornarem competitivas. Temem o julgamento alheio e os fatos banais do cotidiano, frutos de superstições que lhes foram incutidas na mente desde cedo. Algumas manifestam variadas fobias, como a do medo de altura, de lugar escuro, de ambiente cheio de gente e de tantas outras coisas totalmente sem sentido.

A insegurança humana é consequência da falta de esclarecimento espiritual, que faz com que boa parte das pessoas, ao se voltar exclusivamente para o lado material da vida, envolva-se com acontecimentos que provocam depressão, angústia, ansiedade. Em razão desse consequente enfraquecimento espiritual, criam em suas mentes imagens de um futuro de derrotas e insucessos. Com tantos pensamentos negativos, tornam-se presas fáceis de espíritos que vagueiam pelo astral inferior, passando a ser por eles intuídas na maior parte dos casos.

Assim, aconselhamos que as pessoas se esclareçam espiritualmente, reconhecendo sua composição astral e física. Como emanações da Inteligência Universal a animar um corpo físico, todas têm poderosos atributos espirituais capazes de gerar a força interior necessária para reagir às dificuldades naturais deste mundo. Pensamentos de derrota também levam ao enfraquecimento espiritual e ao consequente adoecimento físico. Pensamentos de valor e conduta digna são autoproteções que atraem as boas influências dos campos superiores da espiritualidade.

As pessoas esclarecidas praticam a limpeza psíquica diária nos lares, para que, espiritualmente fortalecidas, possam raciocinar com clareza sobre si mesmas, aperfeiçoando o caráter, remodelando seus hábitos ao se afastarem dos que são prejudiciais ao corpo físico e ao espírito, como os vícios de qualquer espécie, inclusive os da maledicência e da intriga, a fim de bem aproveitarem a existência. Estudando a espiritualidade, terão a vida tranquila que os pensamentos elevados proporcionam, pois a paz de espírito advém do consciente cumprimento dos deveres assumidos.

Claro que, no conceito racionalista cristão, a chamada vida material, a luta do dia a dia das pessoas pela sobrevivência, deve ser enfrentada com empenho, dedicação e perseverança, para haver constante progresso, mas sem esquecer que ela deve estar subordinada a princípios espiritualistas, pois o ser humano não está neste mundo para conseguir bens materiais, mas para conquistar maior evolução espiritual.

Percebam, então, que a inter-relação humana é uma grande oportunidade de aprendizado e aproveitamento tanto no progresso material quanto na evolução espiritual. Não desperdicem, então, o precioso e curto tempo de uma existência, tendo sempre a lembrança de que tudo que ocorre no plano físico está em conformidade com as leis evolutivas, inclusive o planejamento feito em campo astral pelo espírito para sua vivência em corpo humano.