Uma Filial, uma sede, uma história

A nova sede da Filial Vitória, em Bento Ferreira, na capital do estado do Espírito Santo, completou 19 anos da fundação em 24 de novembro de 2020 e, no dia seguinte, o aniversário foi comemorado numa solenidade virtual, com a participação na sala Zoom de militantes e assistentes de vários lugares.

O aniversário da inauguração do edifício de uma casa racionalista cristã é um fato marcante para essa filosofia espiritualista e principalmente para os militantes locais, que têm a oportunidade de relembrar, reviver, trazer de volta à memória a história daqueles que lutaram e se dedicaram a essa nobre causa: manter a chama do esclarecimento espiritual.

Após a limpeza psíquica, o orientador Humberto de Souza Boato, militante da Casa aniversariante, na presidência da reunião, apresentou, com a utilização do  Power Point, várias fotos que  ilustravam, em ordem cronológica, a transição da Casa de Argolas, Vila Velha, para o local atual. Muitos dos participantes se viram em algumas fotos, o que fez aflorar a emoção.

Narrou Humberto de Souza Boato: “Todo esse projeto espiritualista começou com um grupo de idealistas, liderado pelo casal Benedita Maria dos Santos e  Luiz Antonio dos Santos, em 25 de abril de 1928, em sua própria residência, na Rua Anchieta, em Argolas: primeiro um Núcleo, depois Correspondente, tendo como primeiro presidente Joviniano Gonçalves dos Santos, filho de Benedita e Luiz.

Em 1940 o Correspondente foi elevado a Filial. Em 1957 foi construída sede própria num terreno cedido pela Rede Ferroviária Federal S/A, na Rua Ordem e Progresso, 31, ainda no bairro de Argolas, funcionando a partir de julho. A filial teve mais três presidentes, nesta ordem: Anísio Maltha de Alencar, Rufiniano Gonçalves e João Vitorino Subtil.

Em 1970 a Filial enfrentou alguns problemas e o dinâmico Nelson Botelho da Silveira, presidente recém-empossado, propôs à sede mundial do Racionalismo Cristão retornar temporariamente à condição de Correspondente, comprometendo-se a reformar a Casa e colocá-la em condições de funcionamento como Filial. Em 17 de setembro de 1974, com a reforma concluída e com médiuns esclarecidos, houve a ascensão novamente a Filial. Foi designado pela Sede Mundial o espírito de José André como Presidente Astral. Para a formação da primeira e segunda correntes fluídicas os espíritos de Albertino Rodrigues e Antonio Rodrigues Monteiro, respectivamente, foram também designados pela Sede Mundial.

Após o falecimento de Nelson Botelho, em 31 de maio de 1990 assume a presidência da Casa Wilion Fernando Boato. Em 1991 foi adquirido o terreno da Rua Ordem e Progresso, com a colaboração da coirmã Filial Belo Horizonte, por meio de seu presidente, capitão José Rodrigues da Silva.

Em 25 de junho de 1998, Dr. Humberto Machado Rodrigues, então presidente físico do Racionalismo Cristão, e sua esposa, Marluce de Oliveira Rodrigues, numa visita à Filial em Argolas se encantaram com as instalações bem cuidadas da Casa e com o respeito incondicional à disciplina, implantada por Luiz de Mattos, nas reuniões espiritualistas.

Dr. Humberto se empenhou na aquisição de um local mais apropriado e acessível, próximo a pontos de ônibus.

Retornando ao Rio de Janeiro, em pouco tempo enviou comunicação aos militantes informando que João Gomes, vice-presidente à época, viria a Vitória para tratativas quanto a aquisição de um terreno na cidade para a construção de uma nova sede. João Gomes visitou vários lugares, juntamente com o presidente Wilion e esposa – Sra. Iza Gerhardt Boato. No ano de 2000 João Gomes escolheu Bento Ferreira.

Iniciou-se a construção da nova Casa, ficando marcada a data de 24 de novembro de 2001 para sua inauguração. A última reunião em Argolas foi presidida pelo Dr. Humberto dia 23 de novembro, numa sexta-feira. No dia seguinte Dr. Humberto e vice-presidente João Gomes cortaram a fita de inauguração da nova sede da Filial Vitória do Racionalismo Cristão, na Rua Professora Emília Franklin Molulo, nº 150.”

Após a explanação do militante Humberto, o dirigente geral da Casa, Wilion Fernando Boato exaltou a importância da data e do objetivo da nossa Filosofia: “O Racionalismo Cristão, sem outro interesse que não seja o de despertar a humanidade para a realidade da vida, que é a espiritual, propõe-se a transmitir-lhe os esclarecimentos de que necessita para alcançar uma condição espiritual mais clara, que facilite o seu viver”.

Enalteceu aqueles que muito fizeram para a condição atual da Filial Vitória, citando também nossos mestres espiritualistas Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, “que estabeleceram na Terra uma nova expressão da filosofia anunciada por Jesus, acenando esperança para a humanidade: a imortalidade da alma e sua vida eterna”.

Dr. Wilion agradeceu a presença de todos os participantes: “Fica, portanto, registrada a lembrança daquela importante efeméride, na impossibilidade de estarmos presentes fisicamente, para maiores pronunciamentos e dissertações, sobre a importância do acontecimento, com a presença também, naturalmente, do presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva”.