Vazio existencial

A humanidade está dividida em dois grandes grupos: os reencarnacionistas e os não-reencarnacionistas. As pessoas do primeiro grupo não têm dificuldade em entender o verdadeiro sentido da vida. Os do segundo grupo acham que a vida é destituída de sentido. Psicólogos e filósofos definem esse quadro como gerador do assim chamado vazio existencial por lhes faltar o conhecimento da espiritualidade. Assim sendo, os não reencarnacionistas não concebem o verdadeiro sentido da vida. Afinal, o que é o vazio existencial? É um transtorno de natureza psíquica. E como distinguir que alguém está acometido de vazio existencial? A pessoa se sente, com certa frequência, triste, amuada, entediada e desamparada. Carrega a sensação de que algo vai acontecer com ela a qualquer momento e não há como evitar. Essa sensação desconfortável não tem hora para acontecer e chega de mansinho sem que a pessoa perceba, trazendo uma sensação de vácuo em seu peito. É nesse momento que ela se encontra fazendo uma série de perguntas para as quais não encontra respostas, tais como, “quem somos nós?”, “por que estamos aqui?”, “de onde viemos”, “para onde iremos quando morrermos”, “o Universo foi criado ou sempre existiu” etc. É uma verdadeira sensação de incompletude.

Insegurança psíquica. Os psicólogos atribuem essa insegurança psicológica a vários fatores, o primeiro deles advindo da ideia de que Deus não existe e assim a pessoa se sente só e desamparada neste nosso planeta-escola. O impacto dessa dúvida e descrença martela sua cabeça o tempo todo.

O mais terrível é que a pessoa aprendeu na vida, erroneamente, que os recursos trazidos pela razão e pela ciência são insuficientes para atravessar e dissipar as trevas da ignorância quanto ao que existe além da matéria, esta percebida pelos sentidos físicos. Para tais pessoas, o mundo transcendental e a vida espiritual não existem. Assim, para essas pessoas, buscar a verdade através da espiritualidade fica relegado a segundo plano.

Está fora de dúvidas que os sentimentos e emoções permeiam toda a nossa vida nesse nosso planeta-escola. São eles e elas os pilares de tudo que nos acontece. Contudo, constatamos que os ensinamentos trazidos à tona de nossas mentes não servem apenas para sentirmos algo, mas também para garantir a nossa evolução espiritual. Então, é natural muitas pessoas sentirem o chamado vazio existencial, vez por outra, por não reconhecerem os ditames da espiritualidade.

O que é o vazio existencial. Está fora de dúvidas que são os não-reencarnacionistas ou materialistas os mais suscetíveis aos surtos de vazio existencial. A principal causa desse transtorno é a fraqueza do atributo espiritual do autodomínio que, inclusive, pode levar a pessoa a ter surtos de ansiedade e até de depressão. É o domínio próprio que garante o equilíbrio íntimo nas ações da vida da pessoa nos momentos difíceis. As pessoas desse grupo normalmente recorrem aos mecanismos do prazer que preenchem as necessidades individuais como se fossem uma panaceia que sustenta o ego e reforça a autoestima. É o consumismo desenfreado de certas substâncias nocivas à saúde que viciam o seu uso como o álcool, o fumo, as drogas viciantes, noites mal dormidas etc. Estas, por sua vez, são responsáveis por certos comportamentos compulsivos causadores de grandes tragédias aos seres humanos.

É claro que todas essas atitudes são de desespero e sufoco, causando grandes frustrações às pessoas que a adquiriram intermitente ou permanentemente, perdendo o controle de seus desejos, ambições e vontade, isto é, do livre-arbítrio.

Busque o autoconhecimento. Em primeira instância, o autoconhecimento é um pilar positivo na vida das pessoas e, para isso, sempre é algo que vale a pena, essencial mesmo, pois dá oportunidade de a pessoa se relacionar consigo própria, amadurecendo suas ideias sobre o que é o viver terreno e os porquês da vida. A cada momento, passam por nossa vida muitos pensamentos negativos e intrusivos, sendo o autoconhecimento a melhor maneira de lidar com eles. É a decorrência natural para enfrentar as situações que vimos descrevendo neste nosso artigo, porque traz segurança e reforça a autoestima. Assim sendo, ao entender como funcionam os processos mentais dentro de você, muita coisa muda.

Com essas premissas, podemos estabelecer várias estratégias para superar o risco de ser acometido pelo vazio existencial. A partir do que foi dito, eis alguns conselhos de como se torna mais fácil lidar com o vazio existencial:

l     Procure despertar-se para a espiritualidade.

l     Procure melhorar a sua autoestima.

l     Procure novos interesses e oportunidades na vida.

l     Seja coerente e ajuste seus pensamentos com a realidade.

l     Seja disciplinado e procure fazer autorreflexão diariamente.

l     Procure praticar a autoaceitação.

Conclusão. Além das recomendações mencionadas ao longo desse artigo, recomendamos às pessoas que precisam de ajuda para evitar o vazio existencial cercarem-se de bons amigos. Depois do amor espiritual e familiar, o sentimento da boa amizade no aconselhamento faz o impossível tornar-se possível. Contar com pessoas próximas dispostas a ajudar você a lidar melhor com os momentos mais difíceis de sua vida faz toda a diferença. Com certeza, seus verdadeiros amigos podem auxiliar você em muitas situações, tais como fazendo boa companhia nos momentos das diversões, sugerindo mudanças na sua rotina de vida e sugerindo novas perspectivas e estratégias de vida. Afinal, você encontrará apoio e suporte nos momentos em que os gatilhos mentais intrusos o estiverem desviando da boa conduta.

Finalmente, mas com toda ênfase, recomendamos despertarem para a alta espiritualidade, iniciando com o conhecimento de que as leis evolutivas se processam, garantindo a existência do espírito e da reencarnação, mediante as quais a evolução universal se processa como verdade inquestionável.