Veja como eliminar os maus hábitos

Não consigo permanecer bem no meu ambiente profissional, não consigo conviver em grupo. Gosto de ficar no meu canto sem muita conversa. Não sei como lidar com esse hábito tão enraizado em mim e que prejudica a minha vida. Como me libertar disso?

Resposta: Prezada, você apresenta boa percepção da realidade da vida espiritual. Encarnamos com toda a bagagem espiritual que construímos em várias encarnações durante nosso processo evolutivo.

Essa bagagem é constituída de bons e maus hábitos. E nosso objetivo, ao encarnarmos neste mundo-escola, é exatamente ampliar o que já conquistamos de positivo e combater as tendências negativas que, como você bem observa, podem estar bem enraizadas em nosso espírito.

Para mudar essa situação e vencer os maus hábitos, como alimentar maus sentimentos (raiva, ódio, desejo de isolamento e outros), devemos usar nosso raciocínio (para reconhecer esses erros), usar nosso livre-arbítrio (para nos decidirmos a corrigi-los) e usar nossa força de vontade (para lutarmos a fim de obter a mudança que desejamos alcançar).

Nós somos seres sociais. Vivemos em sociedade para aprender com as diferenças que encontramos ao nosso redor: em nossa família, em nosso ambiente de trabalho, em nossas relações sociais.

Sempre encontramos pessoas diferentes de nós e podemos não só aprender com elas como ensinar a elas  nossas conquistas espirituais. Essa é uma troca muito positiva.

Você observou bem: maus hábitos podem estar enraizados, mas não podemos desistir de substituí-los por bons hábitos. Como é o processo de enraizamento de um mau hábito? Ele ocorre porque o repetimos muitas e muitas vezes.Como vamos substituí-lo por hábitos mais compatíveis com nosso crescimento espiritual? Repetindo muitas e muitas vezes o bom comportamento. Por isso, você percebeu que, quando parece que já conseguiu superar a dificuldade, ela volta a aparecer.

Só com a firme decisão de mudarmos esse hábito e substituí-lo por um bom hábito, poderemos enfrentar cada ocorrência em que o mau hábito vem à tona. É o momento de enfrentá-lo e reafirmarmos o novo hábito que desejamos enraizar em nosso espírito.

Esse procedimento é válido para todas as imperfeições que ainda estão presentes em nosso espírito. E cada vez que corrigimos uma dessas falhas (pela repetição do processo de substituição realizado muitas e muitas vezes) evoluímos.

É assim que avançamos em nossa trajetória evolutiva: reconhecendo nossos erros e persistindo em nossa decisão de substituí-los por acertos até que novos hábitos positivos se enraízem em nosso espírito.

Em nossa próxima encarnação, traremos em nossa bagagem espiritual mais uma conquista adquirida com luta e perseverança. É usando nossa força de vontade que nunca desistiremos e venceremos essa luta.

Não fique com os olhos voltados para o passado! É o presente e o futuro que devemos ter em mente quando desejamos evoluir.

Deixe de lado o modo como tem conduzido sua vida até agora e volte os olhos e a atenção para o que decidiu fazer: mudar para que sua vida seja melhor.

A evolução é conquistada exatamente quando deixamos o passado para trás e nos determinamos a construir um futuro melhor, superando as falhas que percebemos em nós mesmos.Também não vale a pena ficarmos avaliando como os outros agem, observando se estão superando suas falhas ou persistindo nos erros cometidos. Não podemos mudar as pessoas. Nossa luta deve voltar-se para mudarmos a nós mesmos. E já teremos trabalho suficiente para ocupar nossa mente com o que devemos fazer para alcançar essa mudança. Como você já percebeu, essa mudança exige determinação e força de vontade.

Esperamos ter oferecido a você elementos para refletir e compreender que é esse o nosso objetivo: ter consciência de nossas tendências negativas e persistir na luta para substituí-las por tendências positivas.