Vida é movimento, é ação

A vida é dinâmica, viver é trabalhar, é produzir, é criar.

Luiz de Mattos

É preciso que estejamos disponíveis, acessíveis, sempre dispostos e ativos para empreendimentos que tragam desenvolvimento e crescimento, seja material, seja espiritual. Levando-se em conta os diversos níveis de desenvolvimento espiritual existentes na Terra, uns caminham mais rapidamente, enquanto outros retardam-se, ocupando lugar na retaguarda de seus companheiros, num caminhar descompassado e titubeante, cativados pelas atrações terrenas.

Os ensinos espiritualistas preparam os seres humanos para bem conduzirem-se na caminhada terrena, seguros, confiantes e sabedores que são responsáveis por suas ações e respectivos efeitos, consoante a lei universal de causa e efeito.

O que recomendam as orientações espiritualistas em seu código de conduta é que não devemos cultivar os maus pensamentos e sentimentos geradores das sensações degradantes que, inevitavelmente, irão gerar maus hábitos e más ações responsáveis pela estagnação evolutiva.

Assim como um alongamento exercita e fortalece os músculos do corpo físico, também devemos ampliar nossos conhecimentos, nossa inteligência e capacidade, não nos furtando a novas aprendizagens e experiências que visem a alargar nossos horizontes para que nos possamos sentir parte dessa grande obra que é a Inteligência Universal. Devemos fazer trabalhar a mente, ativando e dando expansão ao raciocínio e à forma de pensar, abandonando preconceitos e padrões ultrapassados, dando lugar ao contemporâneo, ao novo.

Uma vez que se compreenda o que seja evoluir espiritualmente, é natural que ninguém queira estacionar em seu percurso evolutivo. Porém o desconhecimento do que seja a vida transcende traz indolência, enfraquecimento da vontade, falta de ânimo, coragem e perseverança para a luta que é reservada ao ser humano.

Se não houvesse os seres imbuídos de boas iniciativas, bons propósitos e projetos construtivos para benefício de todos, não haveria progresso e desenvolvimento dos povos e das nações.

A evolução exige espírito colaborativo, dinamismo e vontade forte direcionada para a concretização de um futuro promissor, no campo individual ou coletivo.

Cada um de nós é peça importante na engrenagem evolucionária deste planeta escola e tem um papel, uma atribuição a desempenhar, levando em conta o planejamento feito pelo espírito em seu campo de estágio, que tem como base o cumprimento do dever. 

Portanto o que nos cabe é agir de maneira cooperativa e contributiva, fazendo cada um o que lhe compete e não terceirizando o que é nossa responsabilidade. A vida não para e todos precisam participar desse movimento estando ativos e atentos a tudo que acontece ao redor.

De maneira solidária e de interação mútua, destaca-se o trabalho que ocupa espaço primordial e essencial no âmbito evolutivo, porque estimula as virtudes e fortalece os atributos, além de proporcionar aos seres a realização pessoal e desenvolvimento econômico.

Se houver limitação na capacidade física do indivíduo, uma atividade mental pode ser muito produtiva colocando todo desempenho e vigor intelectual nesse empreendimento, pois muito ainda está por fazer neste mundo.

Todos podem contribuir com a engrenagem que faz movimentar o mecanismo evolutivo que faz girar o mundo, seja pelo trabalho que desenvolva, seja pelas boas ações e sentimentos, ou seja, pelo pensamento claro, límpido e voltado para a prática do bem, fortalecendo assim os campos vibratórios superiores e melhorando a atmosfera fluídica da Terra.

Vê-se portanto a importância de sermos participativos e atuantes no contexto colaborativo para que não nos entreguemos à inércia e paralisação da rota evolutiva.