Vitalidade e lucidez

A vitalidade e a lucidez são dois fundamentos sobre os quais o ser encarnado se mantém firme como espírito imortal que é. Depois de desencarnar, seu primeiro dever é evolar-se ao seu mundo de estágio. Mas como fazer isso sem vitalidade e lucidez? Impossível. A natural perturbação por que passa ao desencarnar torna-o vulnerável às influências que a morte do corpo físico produz, tais como choro, indignação, revolta e desespero por parte de seus entes queridos. Se, nesse momento de dor, o espírito não tiver no mais alto grau da lucidez e da vitalidade de que é portador, é certo que passará por algum nível de perturbação.

Como manter no mais alto grau a vitalidade e a lucidez? Pelo fortalecimento e pelo esclarecimento proporcionados pelo Racionalismo Cristão. O fortalecimento relaciona-se à vitalidade. Quanto mais se fortalecer no aspecto físico saudável, não só na aparência, mas principalmente na essência, o ser humano mais se manterá predisposto a enfrentar todos os embates da vida. Daí a recomendação reiterada do Racionalismo Cristão para que as pessoas extirpem de suas vidas todo e qualquer vício, pois o primeiro prejuízo que o vício produz no organismo é diminuir sua vitalidade. Depois vai introduzindo elementos deletérios no corpo fluídico que, aos poucos, criam raízes. Ao se enraizarem no corpo fluídico, passam a formar como que uma segunda natureza do ser, que não pode mais viver sem ele, numa lamentável demonstração de fraqueza, pois mesmo sentindo em si próprio os prejuízos que o vício produz não consegue libertar-se.

O fortalecimento se conquista também com a frequência constante às reuniões públicas de limpeza psíquica nas casas racionalistas cristãs, de onde o ser recebe eflúvios do Alto, dos Espíritos Superiores, os quais limpam o corpo fluídico de miasmas porventura acumulados. Importante ressaltar que melhores resultados são observados quando há, por parte do assistente, o interesse genuíno em aprender e a atenção totalmente voltada para as explanações feitas pelo militante que esteja presidindo a reunião e principalmente pela explanação (orientação) final do Astral Superior.

O esclarecimento, por seu turno, tem relação direta e proporcional com a lucidez no sentido de que quanto maior for o esclarecimento sobre a vida espiritual e suas leis naturais e imutáveis que o ser humano for adquirindo ao longo da vida, mais forte será sua capacidade de reagir às intempéries e aos revezes que possam surgir, pois sua lucidez será seu ancoradouro no mar revolto, seu porto seguro de onde terá a capacidade de ver com clareza, não importando o quão “poderoso” o inimigo seja.

A lucidez é fundamental para que o espírito não se perturbe ao longo da vida como ser encarnado e também depois da desencarnação, pois mantendo-se lúcido sobre sua composição como princípio inteligente (Força) e elemento amoldável (Matéria) ele será menos vulnerável à possibilidade de se perturbar e perder o domínio sobre si mesmo.

A frequência às reuniões públicas de limpeza psíquica, a leitura e o estudo das obras editadas pelo Racionalismo Cristão e das orientações vindas diretamente dos Espíritos Superiores, e a adoção de um padrão de pensamentos voltados para o entendimento do porquê das coisas, certamente aumentarão o grau de vitalidade e de lucidez necessários para o bom termo da atual encarnação e ajudará o espírito no cumprimento do dever referente à imediata volta ao mundo a que pertence e do qual veio encarnar, em cumprimento às leis naturais e imutáveis que regem o Universo e tudo que nele existe.

Esclarecimento e fortalecimento, vitalidade e lucidez –  eis o que nos proporciona de forma gratuita e sem nada exigir em troca, há 108 anos, o Racionalismo Cristão.